A Sombra por trás de “Guernica”
“dell’Arte”!
O título é uma junção de duas
expressões muito famosas no reino das artes: “Guernica”, famoso quadro de Pablo
Picasso que retrata um ataque de bombardeiros alemães à cidade espanhola de
Guernica, em 1937 (os alemães apoiavam a ditadura de Francisco Franco) e
Commedia Dell’Arte, forma de teatro popular improvisado que nasceu na Itália,
séc. XV, e tinha como principal característica as apresentações feitas a céu
aberto, em ruas ou praças públicas; até hoje se encontram grupos de teatro que
fazem este tipo de apresentação. Juntando os dois títulos, eu queria passar a
idéia de uma luta para sobreviver indo contra a ditadura (midiática) que nos
bombardeia de arte comercial junto com a idéia de que a longevidade da verdadeira
arte só é possível com o reconhecimento popular. E, para alcançar este
objetivo, se faz necessário que os artistas vão à rua para demonstrar ao povo o
que a arte pode fazer se levada a sério, mesmo que para isso os artistas tenham
que se sujeitar a algumas coisas que consideram erradas no sistema gestor
econômico que “DEVERIA” existir para remunerar quem trabalha com arte.
Uma amiga minha perguntou o que é
a verdadeira arte, e eu respondi assim:
Bom, creio que a sociedade curte
certo ""padrão artístico de baixa qualidade"" por que é
isso que a mídia acaba transmitindo para criar massificação. Considero que
"Arte de baixa qualidade" é arte feita pra vender sem qualquer
cuidado realmente artístico ou, tecnicamente falando, “arte comercial”. Arte
que não transmite nada, que leva não a nenhuma reflexão. Coisa que qualquer
pessoa faria... Por exemplo, na música temos "eu quero tchu eu quero
tcha" e a letra da música não sai disso (é o que chamo “Falsa Arte”, pois,
até faz algumas funções sociais da verdadeira arte, como relaxar e colocar o
cidadão um pouco em êxtase, mas falta muito ainda pra ser arte como era a
Commedia Dell’Arte, onde, apesar de ser uma comédia, muitas vezes, os atores se
dedicavam a vida inteira a aprimorar seu personagem e, não obstante, esses
personagens, comumente, representavam uma região ou cidade do país). Muitas
pessoas escutam isso, ou qualquer pop, por não saberem que pode haver muito
mais poesia em uma música como, sei lá: "Procuro esconderijo, encontro um
novo abrigo, como a arte do teu jeito e tudo faz sentido" (pra ser
moderno, na verdade ia colocar Chico Buarque, mas quem ainda o conhece, não é!?)
Enfim, olha qual é a música que tem mais refinamento tanto no que é tocante à
letra quanto ao instrumental, qual a letra que exige mais do cantor e, em
contrapartida, olha qual a que tem maior repercussão para a grande massa. Isso
por que é só através da música que se pode pensar em algo como poesia na mídia;
e alguns comerciais mais inteligentes que fazem por aí, também, mas, neste caso,
é arte posta sob a função de vender produtos alheios aos artistas...
Não sei se vocês já viram, mas
colocaram "Linda" do ROUPA NOVA em propaganda da Skol. Aquela música,
embora pop, é arte, tem todo um refinamento musical. O publicitário que fez a propaganda
vai ganhar milhões porque Skol agora vai vender feito camisinha em carnaval! O
Roupa Nova certamente vai ter algum lucro, mas vocês já viram fazer propaganda
anunciando o CD do Roupa Nova? Já teve, mas qual vocês acham que vai render
mais por passar mais vezes? Bom, o que é pior nessa história é que isso vai
criando uma identidade cultural massificada muito pobre, mas muito forte, e
isso não é péssimo só artística ou culturalmente, mas é um desastre também
politicamente.
Quem mora na Grande São Paulo
deve se lembrar da propaganda do senhor José Serra: “Eu quero Sé, eu quero Ra,
eu quero Serra já serra já”. Isto deveria ser proibido, é praticamente uma
lavagem cerebral, pois usa uma música da massa como base pra gravar uma segunda
mensagem subliminar em mentes que não reconhecem isso. É golpe baixo que só
pode ser aplicado pela elite que sabe usar as potencialidades da arte para o
mal, tanto que nenhum dos outros candidatos, que eu me lembre, fez uso desta
técnica. Queria ver o que aconteceria se o senhor Serra usasse uma música cuja
original tivesse uma letra boa, tipo “Ideologia” de Cazuza ou “Perfeição” do
Renato Russo. Sabem por que isso nunca vai acontecer? Primeiro porque não são
músicas fáceis de parodiar por causa do trabalho poético que elas possuem.
Segundo por que não são músicas populares; quem escuta este tipo de músicas tem
uma visão mais ampla e gosta do sentido que as letras têm mais do que do ritmo
dançante. E, terceiro, por que, se “colar” e o povo for atrás das originais, a
política estará com a corda no pescoço. Também por estes motivos, músicas com
teor político são raras mesmo nas raras rádios que tocam música de maior
qualidade.
Enquanto isso, na Terra do Nunca,
a arte realmente trabalhada que tem intenção artística fica cada vez mais
isolada na elite. Tenho rodado saraus por aí e, quando faço alguma coisa de um
nível mais elevado, as pessoas que não estão adaptadas a isso ficam encantadas
e dizem que não sabiam que a poesia tinha tanto poder e tanta expressão. Acho
que devemos repensar alguns conceitos antes de dizer algo do tipo: “o povo só
quer porcaria!”, o povo não sabe que existe outra coisa, por isso, não tem
condição de procurar. Pegamos Globo, Record e Bandeirantes. Quanto tempo,
somando as três, passa alguma coisa sobre a verdadeira arte? No máximo, eu
arrisco, 5 horas por semana! Passa bem mais violência do que arte! E ainda
dizem que não existe mais censura no Brasil! A arte é muito poderosa para o
povo, sabe...
Testemunhei pessoas que tem
descoberto os saraus. E, gente, elas ficam maravilhadas com o que a arte pode
fazer! Chega a ser triste ver que as pessoas não têm contato com a arte! Essas
pessoas começam a ir a todo sarau de que têm noticia, a procurar saraus, a se
envolver com os artistas, e isso é lindo! Como uma única noite muda
completamente a cabeça de uma pessoa! Tudo isto ocorre, simplesmente, por que o
sarau prova que a arte em prática é totalmente diferente da idéia corrente de
arte complicada e acadêmica que ninguém entende. Algumas pessoas começam até a
se tornar artistas depois que descobrem a verdadeira arte!
Sabem por que isso não acontece
em maior escala? Porque os artistas não podem viver em função da arte porque
arte, para grande maioria dos artistas, não é nada rentável! Esta situação gera
um imenso conflito, uma vez que a arte verdadeira é pouco valorizada, usurpada
para beneficio de terceiros e porcamente remunerada para quem faz, alguns
artistas estão deixando de lado a função social (ás vezes, até a pessoal) da
arte para se dedicar a negócios, aos estudos, ou simplesmente por ideologias
como: Fazer sarau em
Shopping Center (sim, aqui no Embu, TEMOS ESPAÇO PARA ISSO,
mas A MAIORIA DOS ARTISTAS PROFISSIONAIS NÂO COMPARECEM porque) sem receber
para isso, não dá!" E aí aumenta-se o abismo entre o povo que vai no
shopping por falta de opção cultural e a arte que vai se isolar cada vez mais
entre os artistas e os poucos que já a conhecem, entendem a gravidade da
situação? Ou a arte arma um levante ou os artistas não recebem dinheiro pra
continuar sendo artistas na TERRA DAS ARTES, pois não serão reconhecidos;
ENTRETANTO, os artistas querem ser reconhecidos para depois fazer algo a
respeito.
Processos históricos provam que
movimentos populares é que tem poder necessário para mudar a política (Diretas
Já, Revolução Russa, Revolução Francesa a Independência da maioria das colônias
européias nas Américas) Todos começaram com um grupo de pensadores e artistas,
mas foi a força do povo que pôs o movimento a frente. O mesmo vale pra Embu das
Artes, quando toda a comunidade artística se reuniu pra aprovar os 2%(ridículo
pra uma cidade que, supostamente, vive de arte, mas fazer o que? Foi uma
vitória...) do orçamento municipal para a cultura e arte, não houve político
capaz de dizer não. Imagina se tivesse o povo do nosso lado e não jogado nas
esquinas da cidade, como seria? Está na hora de parar de frescura e utilizar os
espaços que ganhamos!
Abraços.
Ed.