EdLua.Artes

EdLua.Artes
Blog mantido por Lua Rodrigues e por mim. Trata de Artes, Eventos Culturais, Filosofia, Política entre outros temas. (clique na imagem para conhecer o blog)

quarta-feira, 7 de março de 2012

Explicando a enquete acima...

Boa noite, gente!

Este post é para apresentar a enquete que acabei de criar, por favor votem, a opinião de vocês será de grande peso na minha escolha.

Bom... Estou em um dilema profissional atualmente e gostaria da ajuda de vocês para escolher em que projeto me focar com maior afinco neste ano. Tenho quatro projetos para apresentar no momento, mas talvez esteja na hora de inovar um pouco e, por isso, me abro à idéia de criar algo novo. Bem, vamos lá.

Projeto 1 Continuar “Gênesis” (Velhos Testamentos): “Gênesis” é o título da “pseudo”-novela que postei aqui de Dezembro 2011 a Fevereiro 2012 (quem quiser ler clique AQUI). “Gênesis” atingiu bom sucesso e, particularmente, considero este o meu melhor texto em prosa; no entanto, de acordo com o plano original, se trata de uma das cinco partes de um romance cujo todas as partes já têm um titulo e uma idéia geral a ser desenvolvida, porém o livro como um todo ainda não tem um nome definido. Pretendo manter a linha psico-dramática e utilizar basicamente os mesmos recursos de descrição espacial e “flashbacks” e “analises psicológicas” enquanto se narra um acontecimento no presente. Este projeto ocorre linearmente no tempo cronológico, o que significa, em outras palavras, que cada parte do livro segue o tempo do relógio. Os personagens principais continuam a aparecer durante o desenrolar das cinco tramas de cada parte e da “trama global” do livro. Por ser cronológico, os personagens vão envelhecendo e mudando algumas características tanto físicas quanto psíquicas. Talvez o maior desafio, como escritor, seja a pesquisa na área de psicologia para escrever o personagem principal, Carlos Magno Vieira, e todas as suas análises, posto que as três protagonistas têm um modelo vivo pra seguir. A próxima parte, que eu até já escrevi duas páginas e parei por motivos puramente pessoais, é intitulada “Velhos Testamentos” e se passa quase três anos depois do tempo presente em “Gênesis”.

Projeto 2 “O Retorno de Saturno” (Versão Stella): “O Retorno de Saturno”, publicado aqui entre Maio e Junho 2010, é também a primeira parte de um romance maior (quem quiser ler ou reler clique AQUI). Na época, era o melhor trabalho em prosa da minha carreira. Basicamente, é uma típica história de amor em que um casal é separado por uma terceira pessoa e acaba voltando depois dez anos; porém a trama tratará, dentro do tema das relações humanas, uma vasta gama de assuntos que com certeza trará polêmicas a se debater na sociedade brasileira. A grande sacada deste trabalho é que cada uma das partes apresenta a versão de uma personagem diferente sob o mesmo espaço de tempo e sob a mesma cena principal. O diferencial deste formato é justamente a variação do narrador que possibilitará a identificação do leitor com variados tipos humanos. Eu já estava escrevendo a segunda versão, a de Stella, quando fui brutalmente interrompido pela depressão de 2011 que, posteriormente, acabou se tornando o texto de “Gênesis”, por isso creio que terei de rever todo o texto já escrito e fazer um reformulação geral. O maior desafio com certeza será manter o estio de escrita distante das intensas análises psicológicas tão presentes no primeiro projeto.

Projeto 3 “Enigma”: “Enigma” é o quinto livro de poesias na minha lista imaginária de publicações. Reúne poesias de quase todas as fases da minha poética, mas, em especial, a parte mais “intimista” e “conflituosa” de 2009, que foi suprimida de “Infinitivos: Onde tudo é possível” por alteração de objetivo neste último, e, também, parte da produção mais “secreta” do segundo semestre de 2010. Basicamente a idéia do livro é quase parnasiana, pois, se trata da poesia falando da poesia, da relação entre poeta/poesia e do prazer contraditório obtido através do fazer poético. Grande maioria de poesias inéditas.

Projeto 4 “Porta Encostada”: “Porta Encostada” seria o sétimo livro de poesias e revelaria, se colocada na ordem certa, toda a evolução filosófica pela qual passou toda a minha lírica romântica. Contando com poesias já apresentadas aqui no blog, datadas de 2011 pra cá, que, na minha modesta opinião, apresentam um refinamento muito superior no que diz respeito ao trabalho em si e à bela riqueza de sentido obtida pelos novos jogos de palavras, o livro também apresentaria poesias que ainda serão produzidas.

Os livros de poesia são projetos a longo prazo já que ainda temos vários exemplares de “Infinitivos” a serem vendidos. Já os trabalhos prosaicos, creio que em um ano eu acabo pelo menos mais uma parte de “Gênesis” ou duas versões de “O Retorno de Saturno”, se a vida permitir... Não estou lá muito otimista, mas preciso trabalhar! Para efeito de curiosidade, o quarto e o sexto livros de poesia trariam versões de romantismo. “Bárbaras Paixões”, como o próprio nome sugere, é constituído de poesias mais “picantes”, mais apaixonadas e intensas. “Tsunami – A Cripta” mostra a história completa de um amor mais calmo e suave desde o encontro inesperado à separação dolorosa. São dois livros bem fortes, mas que fogem um pouco da minha real proposta literária, por isso perderam espaço.

Bom, passei a madrugada aqui escrevendo por que é realmente importante. Por favor, votem. Começo os trabalhos em Abril, até lá creio que não postarei mais nada de muito novo.

Abraços

Ed