EdLua.Artes

EdLua.Artes
Blog mantido por Lua Rodrigues e por mim. Trata de Artes, Eventos Culturais, Filosofia, Política entre outros temas. (clique na imagem para conhecer o blog)

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Poesia para ilustrar o texto anterior "O teu silencio"





O Teu Silencio
Edgar Izarelli de Oliveira

Na hora mais sagrada, momento a dois,
Eu estou envolvido no teu silencio
E na força de um olhar busco uma interjeição,
Qualquer gemido que me diga que você ainda vive,
Que me dê a segurança da sua voz...

Busco uma boa frase de impacto...
Imagino um “Vou embora!” decadente
E já ouço o teu riso incontido depois,
Mas a solidão completa prende as palavras na minha mente.
Nas horas que passam estranhas, me convenço...

Teu cálido recanto me pede algo, numa absurda perfeição
Que eu não entendo...
“Me beije!”, “Calma, estou confusa!” ou “ Sai da minha vida!”
O que, afinal, quer dizer o teu sepulcro vocal?

Desconfiado de tudo, desconsolado da foz...
Final, dou-te um ultimo beijo na testa,
Entendo, que de teu amor, nada me resta...
Rasgo um último olhar suplicante
Na tristeza sublime do adeus!
Ainda busco uma interjeição desgovernada
Navegando em minhas lágrimas...
Deitado na rua da descrença , na chuva, meu coração...
Agoniza a falta de minha crucial inspiração!

acerca do silencio


Boa tarde gente! Beleza...?? está pronto o artigo que vos falei ontem... espero que apreciem minha tão vaga filosofia. Bom,

Hoje, me proponho a discutir coisas acerca do silencio.
Bom, antes que vocês comecem a achar que sou louco (na verdade sou mesmo, mas só um pouquinho), deixem-me explicar o porquê disso... Bom, sempre tive um pouco de curiosidade em relação ao silencio, mas não sabia porque, nesses dias me veio a RESPOSTA, basicamente é porque o silencio não é tão silencioso quanto parece, prova é aquela frase que quase todo mundo conhece: “o silencio é eloqüente!”
Lá vamos nós em mais uma viagem ao mundo da lua do Ed! Viva! Rsrsrs

A primeira pergunta que faço é: que diabo, afinal, é o silencio? Vamos nós ao michaelis online...

“sm (lat silentiu) 1 Ausência completa de ruídos; calada. 2 Estado de quem se cala ou se abstém de falar; recusa de falar. 3 Abstenção voluntária de falar, de pronunciar qualquer palavra ou som, de escrever, de manifestar os seus pensamentos. 4 Taciturnidade. 5 Discrição. 6 Interrupção de um ruído qualquer. 7 Abstenção de publicar qualquer notícia ou fato, de comentar o que é geralmente sabido. 8 Descanso; estado calmo; estado de paz, de inação. 9 Interrupção de correspondência epistolar. 10 Mistério, segredo. 11 Ausência de menção; omissão em uma relação verbal. 12 Suspensão que faz no discurso o orador ou a pessoa que fala. 13 Toque de corneta nos quartéis, e de sineta, nos colégios, para que não se fale nem produza qualquer ruído depois de certa hora da noite. 14 Mús Pausa em que os cantores ou os instrumentos deixam de executar.”


Segunda pergunta: sobre que tipo de silencio falaremos aqui?

Crendo que, por motivos físicos e biológicos (nosso corpo produz sons durante a vida, sons incontroláveis como o batimento cardíaco e a respiração), a primeira acepção é impassível de filosofia, uma vez que a ausência completa e absoluta de som só é possível no espaço, onde não há vida; e que todas as outras acepções estão direta ou indiretamente ligadas à 2ª, ficaremos com esta: parada de produção da fala, ou seja, de qualquer articulação vocal, ainda que não seja propriamente uma palavra.
Baseando-me num filme (“Hitch, o conselheiro amoroso” protagonizado por Will Smith) que assisti já faz umas tres semanas, um mês; e me lembrei agora da introdução, e que parece ser bem cientifico na parte que desejo. O filme diz que uns 90% da comunicação humana é não-verbal e a maior parte destes, é linguagem corporal (não tenho certeza se esse número ta certo, não achei o vídeo no You Tube). Mas, enfim, tal informação não é tão questionável se nos lembramos que antes de sermos seres “humanos” somos animais e primatas. Dito isto, fica claro que a linguagem corporal é mais original, portanto, mais natural de nossa espécie. Com isto, me surge uma pergunta para ser respondida em outro texto, em outra ocasião, mas deixo-a já a vocês e salva a mim mesmo também:
“Por que, raios, esse bendito ser humano inventou a língua verbal? Esse sistema complexo de relações entre sons e idéias?
Mas voltando ao Silêncio... para que explicar tudo isto? Somente para mostrar que o silencio é antes gesto do que ausência de sons; e como gestos transmitem significado, o silencio tem significado, mas é ausente de significante...
Pensando por esta linha, não é difícil chegar a conclusão de que, assim como as palavras, existem vários tipos de silencio e que, na verdade, a ausência de som é significante “palavra” que contem vários significados.
Há, aqui, que se fazer uma outra distinção. Não quero falar de silencio provocado por incapacidade de produzir sons nem de silencio “facultativo”, aquele onde já formamos as palavras, mas, por alguma razão, escolhemos não falar; e muito menos de silencio “ordenado”, em que outra pessoa subjuga a nossa fala, se utilizando de poder ou força bruta. Não é nisso que a minha curiosidade se atem.
O silencio que me interessa é o silencio que chamo de “espontâneo”! Por que “espontâneo”?
Porque há um silencio que vem de dentro da alma, quando, diante de uma situação qualquer, não conseguimos coordenar paradigmas e sons. Este silencio é o silencio primordial, quando realmente não temos o que sonorizar internamente, e a comunicação se torna totalmente corporal. Mas como interpretarmos este silencio, o que ele quer dizer? Bom, na minha singela opinião, este silencio interno é fruto da mais pura admiração (observação) de uma situação. Tal admiração, sendo pura, determina tanto a atenção, dando a ela tanto foco que aquilo que o homem criou para expressar seus sentimentos e idéias de maneira compreensível ao seu semelhante, refiro-me à capacidade de ordenar seqüências vocais em coisas com sentido, some por instantes.
Nesses instantes, o silencio vira poesia: necessita de interpretação, mas é tão livre que quase não o entendemos. E é daí que vem nossa aversão a ele. Seres humanos têm vontade de entender tudo, quando algo foge a sua misera compreensão, enfadam-se e já entendem tudo errado.
O silencio, na maioria das vezes, é provindo de um estado de choque por admiração, mas não raro que seja interpretado como falta de vontade de falar, e isso gera muitas desavenças. (sei bem disso)
Minha curiosidade se fixa a: como saber de qual admiração a pessoa silenciosa está “padecendo”?
Uma vez que o silencio “espontâneo” é significante nulo (morfema zero, na lingüística) que retém inúmeros significados, sendo resultante de uma admiração que, por sua vez, é passional (ligada às emoções), pode significar um “ai que lindo!” ou um “por que esse desgraçado ta vivo ainda?”. Em termos mais sutis, o mesmo silencio que transmite amor, pode transmitir um pedido, uma confirmação, um sentimento de raiva, de indignação e etc... Então, sempre ficará a duvida!
Mas isso é ponto positivo, algum mistério na vida tem que restar, né??? Se não fica sem graça viver!

Em breve poesia para ilustrar esse texto.

Espero que tenham conseguido entender algo, pelo menos para discutir o tema...


Abraços do Ed

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

uns versinnhos (cidade X amor)


boa noite gente! desculpe pela demora hoje, estou preparando um artigo de filosofia para vcs... amanhã postarei ele se ja tiver acabado... em todo caso, não vou deixar vcs na mão...
hoje vou colocar uma de minhas poesias das antigonas essa, ta no livro Essencia tbm


Cidade x Amor

Antes do cair da noite
Quero te ver,
Te encontrar naquele nosso lugar
Para te abraçar e beijar

Mas, estou preso no transito,
Então, tento ligar para o seu celular
Somente para falar que sem você é difícil respirar
Mas, não precisa me esperar.

Seu celular não para de chamar
Fico preocupado, pois, poderá se resfriar
Se meu chegar
Continuar a aguardar.

E sentado no banco de meu carro começo a pensar
O que seria da minha vida sem esse doce olhar,
Sem este calmo andar para me acompanhar
Em meu caminhar?

O que seria de minha pessoa
Sem essa voz que para mim soa
Como uma bela alegria quando triste estou
Mas, também é um leve criticar quando preciso?

O que seria de mim sem você
A pessoa que está a me guiar ou
Sem esse, que é o único amor que nunca me feriu?
Não seria nada sem você para me guardar...

Finalmente chego ao parque dessa cidade
E te vejo depois de meia eternidade
Te abraço, te beijo, sentamos num banco,
Começamos a conversar

Admirando o poente e o cair da noite
O surgir das estrelas e o nascente da lua.
Você me diz: “é tudo tão lindo, não é?”
E eu respondo: “é, mas, só enquanto estou com você.”


Edgar Izarelli de OliveiRA


andei relendo as poesias antigas.... achei essa bunitinha... retrata bem o que é ter ansia de chegar a um lugar especial, parando de hora em hora... por causa do transito infernal de Saõ Paulo! ... sei la me da uma saudade de mim mesmo essa poesia, saudade da minha própria inoscencia... tempo bom... não volta mais... a crença se foi junto com imaturidade... e agora sublimar esse sentimento de amor já me é impossivel...
Mesmo assim vale a penna relembrar, pelo menos deixa a quem lê a sensação de que ainda é possivel que exiusta esse amor sublime, e eh essa esperança que quero deixar a quem me le e me conhece, por isso, peço que desconsidere meu relato... fique só com a Poesia, eh bem melhor...

Abraços
Ed

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Paradigmas



Boa tarde gente, bom...
Discutindo com uma amiga minha coisas sobre a USP, esbarrei na noção de paradigma. Ela me pediu para explicar o que era isso, então esbocei esse pequeno rascunho dessa noção. Achei que ficou bom, por isso publico-o e porque também não tenho nada melhor para oferecer a vocês hoje... rsrsrtsrs
Peço desde já perdão aos colegas da usp, mas convenhamos gente, aquela facul deixa a gente louco pirado... e aproveitando a hora, peço desculpa aos lingüistas que lerem isso, sou amador!...


Paradigma, palavra usada pela lingüística para designar idéias fixas. Assim sendo, o paradigma de mesa é objeto que serve para colocar outros objetos em cima, geralmente possuindo quatro pés, de formato redondo ou retangular.
Portanto, o paradigma de USP, para quem está tentando entrar lá, é, geralmente: lugar onde os gênios estudam. Entretanto um paradigma pode ser trocado por outro devido a fatores como: ponto de vista, ideologia, crença, fatores psicológicos e até mesmo emocionais.
PERGUNTE A MIM, que estou lá dentro da USP, qual o meu paradigma de lá. Certamente responderei: lugar onde loucos entram para estudar, pensando que é a melhor faculdade do mundo.
Em resumo, Paradigma é a idéia central, representada mentalmente ao ouvirmos ou lermos qualquer palavra.
Assim sendo uma imagem mental construída, a partir de nossa cultura e experiências, sobre objetos e ações. Correlacionamos a palavra ao paradigma. essa correlação permite-nos entender o mundo que nos rodeia, e dizer porque uma mesa é uma mesa.
Claro, uma língua é repleta de paradigmas que todos os falantes compartilham, pois todos os falantes precisam se entender.
Assim, o que é uma mesa para mim será uma mesa para você, se você compartilhar comigo a língua portuguesa, porque o paradigma é o mesmo.

Mas suponha que eu te pergunte: você viu o Felipe?
Se você souber de que Felipe estamos falando você pode responder sim ou não. E se caso você conheça vários Felipes, o paradigma “Felipe” para você remete somente ao nome comum de varias pessoas que você conhece, mas qual? Você terá que me perguntar de qual felipe eu quero saber. Isso só teoricamente, sem levar a pragmática muito a serio.
O mesmo acontece quanto às opiniões pessoais. Cada pessoa pode ter uma noção DIFERENTE de um mesmo objeto, como exemplificado acima, no caso da USP. Bom, há um certo semema (parte constitutiva do sentido) igual: USP=Universidade de São Paulo. Mas o restante do paradigma sempre vai variar um pouco.
Uma última coisa... Todo paradigma pode ser mudado, uma vez que é só uma imagem, basicamente é o que acontece nas desilusões amorosas... A pessoa que retém nossa paixão sempre parece perfeita no começo, depois vem a desilusão e transforma-a numa coisa ruim... Mas atenção, o especialista em entender e mudar paradigmas que precisam ser mudados ou levemente corrigidos não é o Lingüista e sim o Psicólogo.

Valeu galera!
Espero que tenham gostado...


ABRAÇOS do Ed!

Edição esgotada... infelismente

ops... falha na redação né gente?? desculpem pela falha da postagem anterio mas...
essa edição de Essência está esgotada... acabou no mesmo mês que foi lançada, Infelismente, a tiragem foi minima... foi mais um testedrive do que uma publicação... rsrsrsrsrs

pretendo fazer uma segunda edição em breve... claro, com mais livros... entre o segundo semestre desse ano e o ano que vem estarei trabalhando nisso... se a verba tiver boa...
rsrsrs vamos ter que esperar a recepção de Passos sobre Passos e tudo mais.. mas há de dar tudo certo...



abraços do Ed

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Essência...


boa tarde gente!!

a poesia "aquela foto" está bem acomodada no meu primeiro livro: "Essência".
lançado, oficialmente, em 11/7/2009, em cerimonia simples, só para amigos intimos, Essência contem 44 poesias, sendo que a maioria delas escritas entre 2005 e 2007... trata-se das primeiras fases de minha poesia lirica, por isso o nome "Essência", mesmo titulo, também, da principal poesia do livro e da minha vida.

estou pensando em postá-la numa breve ocasião.

o proximo livro "Passos sobre Passos" está em vias de ser lançado no segundo bimestre deste ano (2010)e brevemente confirmarei data e local de lançamento. e também darei uma palhinha do que esse livro será capaz... rsrsrsrs


fiquem ligados neste blog!

abraços do Ed

Primeiras palavras d'alma!


bom dia gente, beleza...??
segundo dia de blog hehehehe to mó feliz... felicidade pra mim é simples demais... tão simples que até na tristeza sou feliz !! mas a felicidade de hoje eh pura! que ngm zõmbe da minha simplicidade... ela eh minha fiel escudeira !

bom, pra começar o dia: prometi a alguns amigos que hoje teria a primeira poesia, e como promessa é divida... ainda faço melhor, lhes ofereço uma poesia e logo abaixo um haikai... calma ta em portugues, ainda nao sei japones...

por muito tempo fiquei em duvida se postaria a primeira poesia que escrevi ou a mais famosa...
resolvi começar com a mais famosa... só para variar... bem-vindos ao meu mundo...

" Aquela Foto

Antes de sair de casa
Olho para ti, pendurada na parede do meu quarto,
Passos lentos, dou, para trás, contemplando as paredes.

Daquele sonho, ainda tenho nossos olhares,
Mas, sobrou, apenas, a imensidão dos sete mares,
E, quando feccham-se as portas, sorrisos falsos aos pares.

Quero que saibas disto:
Nunca rasguei aquela foto
Que você não me deu, eu a roubei do vento... lembra?

Pois naquele simples olhar, ainda de menina,
Me reencontro, sem saber bem onde...
Por mais distante que você esteja, te encontro,
Talvez porque não saiba, eu, viver sem você,

Mas, Essa foto, roubada, te devolverei,
Não bem como ela era, pois no verso, escrevi meus amores por ti,
Deixarei onde a encontrei, voando com o vento...
Pedirei ao tempo para que lhe entregue, para que você possa ler...
Os versos de um sonho e gostaria que viesse com a resposta...
Edgar Izarelli de Oliveira"

e o haikai tbm eh de minha autoria e acabou de sair... completa bem a poesia aciima posto que são pra mesma pessoa... bom la vai...

"Azul celestial,
Cuida bem do tumulo
Do meu sagrado amor!"
Edgar Izarelli de Oliveira

não sou gótico! eh apenas um pedido... se passaram 4 ou 5 anos desde "Aquela Foto" ateh hoje... 3/2/2010 data da criação desse haikai... ja teve varias fazes ateh aki, claro, mas a´té alguns dias atras ainda tinha esperança da foto voltar a mim com alguma resposta, esperança frustrada, veio só o vento do silencio.... e acabei sepultando meu amor no mar... agora to livre!

liberdade liberdade...................................

bem-aventurados sejam aqueles que soltam a cruz e voam!!!
porque a eles será dada a divina felicidade!

espero que tenham apreciado os versos

abraços a todos

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

sinceramente!


bom como eu disse, e como o próprio nome sugere... Palavras d'Alma está longe de ser um blog de aparencias externas... prefiro aqui fazer filosófia e arte... coisas da mente e da alma.
varias questões artomentam meu cerebro neste momento, por isso ja até antecipo que pode haver algum erro de digitação...

a primeir questão que ia tratar seria algo em torno da arte de amar; mas aconteceram fatos comigo ainda há pouco que mudaram as coisas radicalmente...

Sinceramente, eu deveria fazer psicologia não linguistica, tamanhas minhas inquietações sobre a mentalidade humana, principalmente a respeito da comunicação.

imaginem que, sem mais nem menos, uma pessoa que você preza e estima muito para de falar com você. Imaginaram? os homens certamente acham que isso é coisa de mulher... como de fato, no meu caso, é. não sou machista. ao contrario, reprovo instetemente tal absurdo, até porque não vivo sem mulheres do meu lado (seja mãe, vó, amiga, namorada, o anjo que o for) .
mas sinceramente, tem coisas que nunca vou entender...
coisas como:

"por que raios as mulheres, quando ficam bravas ou tristes ou sei lá o quê, param de falar?"!

ei lá ia.................... parecem que se esquecem da regrinha basica da conversa: "uma conversa precisa de dois ou mais conversadores, sempre." eu não posso falar com uma parede, alias, falar até eu posso, neh? mas não posso conversar.

a gente fica num beco sem saida, se temtamos falar não obtemos resposta e se não falamos nada, ficamos com fama de insenciveis.

muitas vezes queremos saber o que fizemos, só para tentar melhorar, meninas.

sorte minha que tenho uma amiga dos deuses... " meu anjinho marinho".
ela me deu algumas dicas para tentar superar sem entender mesmo.. tipo:
" não vá atras. se ela for mesmo sua amiga, ELA vai te procurar e te explicar tudo mais cedo ou mais tarde..!"
Obrigado meu anjinho marinho... te amo muitooooo

bom, mas esse assunto, sinceramente, é bem maior do que isso, infelizmente.
a comunicação humana é debil... devido até mesmo ao excesso de cuidado com o proximo...
quantas vezes ja não paramos a frase no meio, mesmo que inconscientemente, para arrumarmos o sentido com unico fim de não magoar ninguem??

e falando francamente, qual eh razão de dizer: "ah eu volto" ou ah "eu vou" se vc não vai, e sabe que não vai... ?? fala serio, quer colocar duvida usa "talvez" "eu acho que" mas pelo amor do santo graau não de certeza! eu ja fiquei horas esperando pessoas que nunca vieram.... e nunca justificaram tambem... se sabe que não vai melhor dizer que não vai, dói menos do que o tempo perdido.

uma outra coisa, ja repararam que troca de emails virou pura formalidade... pow se te dou meu email eh pq quero falar com vc mais vezes, então mande email...

ah a propósito deixo aki um pedido de desculpa a todos os amigos q eu tenho o telefone e nunk liguei... acreditem se quiserem, até bem poko tempo atras eu tinah medo de telofones! rsrsrsrsrsrs de verdade ta.....

bom mas gora uma ultima suplica que meu coração roga: sejamos mais claros, por favor...

boa noite, obrigado pela atenmção dispensada.

e meninas amo vcs!mesmo sendo incomprieensiveis...

primeira postagem

bom, não sei o que dizer nessa primeira postagem... sou novo nos blogs...
acho que devo começar me apresentando e apresentando meu Blog...

para quem não me conhece meu nome é Edgar Izarelli de Oliveira, pra quem me conhece tenho varios nomes... mas isso é conversa pra depois... sou poeta e escritor, tenho enorme interesse por artes de todo tipo, vou completar 20 anos agora em abril, e por enquanto estou solteiro... (só pra avisar as gatinhas :P).


Palavras d'Alma é um projeto piloto... esse vai ser o lugar... (interrompido por uma nessecitada no msn. só um minuto...)...

como eu ia dizendo... esse vai ser um cantinho de ideias, pensamentos e alguns versos...

algum curioso pergunta: "pq projeto piloto??" bom pq assim se chamava o projeto piloto de meu primeiro livro quie depois passou a se chamar Essência...
e também porque estou começando a por em pratica ideias que alguns amigos e familiares me daram ja faz uns 5 anos... mas só agora senti-me seguro para tentar um blog.... ainda tenho que pegar algumas aulinhas... e fuçar nas coisas aqui para aprender a usar esse treco...]
bom eh isso!!
ah se alguem quiser me ajudar a mexer nesse treco aki dexa um comentario ai
blz gente???
até breve!