EdLua.Artes

EdLua.Artes
Blog mantido por Lua Rodrigues e por mim. Trata de Artes, Eventos Culturais, Filosofia, Política entre outros temas. (clique na imagem para conhecer o blog)

sábado, 2 de abril de 2011

1º Encontro Literário da Costa Sul..

Bom noite, gente!

Notícias de hoje com atraso de uma semana, mas acho que ainda merece ser divulgada, nem que seja como uma maneira de proposta de protesto...

Na sexta-feira, dia 25 de março, participei de um encontro de escritores da Costa Sul (não me perguntem porque “costa sul”) em São Sebastião, organizado pela Secretária da Cultura da cidade. O evento consistia em apresentação de novos livros. Eu apresentei “Infinitivos”, além de mim, participaram mais quatro autores: Césare Perroti (obra: Eu, cão), Aluisio Dias Lopes (obra: AII - A LINGUA LUZa), Aroldo da Hora (obra: Marcas do Sistema), Gianpaola Whitaker Guidotti (obra: “Barra do Sahy – 30 anos de uma aldeia”).

O evento, em si muito bem organizado, parabenizo e agradeço ao prof. João (organizador), proporcionou uma interação e compartibilização de idéias entre os escritores... Momentos de conversa produtiva em se tratando da criação literária e de seus propósitos, bem como discussão linguística, são importantes, sim, para os autores.

Entretanto, devo arriscar-me a dizer que não atingimos o objetivo esperado para aquela noite. Repito, o evento estava muito bem organizado, mas o público infelizmente compareceu em minoritária parcela se compararmos ao número de convidados...

Infelizmente, nossa brava gente brasileira ainda não tem cultura suficiente para valorizar seus livros e, falando francamente, valorizamos só aquilo que está na mídia... Eu não me excluo tanto disso, também sou jovem... Mas creio que se a mídia, principalmente a televisiva, mais especificamente as grandes potencias da TV, valorizasse mais a nossa ARTE atual, dando mais opções ao nosso campo intelectual, mais teríamos a cultura de valorizar o que é nosso, e as pessoas frenquentariam mais eventos realmente culturais... Falta divulgação. Falta a mídia cumprir seus papel social de oferecer mais a quem tem pouco, mas com qualidade e não democracia populista, como faziam na antiga Roma e se faz até hoje na s grandes emissoras de TV, entretenimento barato para fazer o povo esquecer os problemas e/ou incentivando coisas que não são sociavelmente agradáveis. Sim, isso é um protesto!

Boa noite, um abraço.

Desligo por hoje!