EdLua.Artes

EdLua.Artes
Blog mantido por Lua Rodrigues e por mim. Trata de Artes, Eventos Culturais, Filosofia, Política entre outros temas. (clique na imagem para conhecer o blog)

Quem é o Autor







             Edgar Izarelli de Oliveira é poeta, escritor, ator e orientador de oficinas de criação literária.
Nascido em 7/4/1990, é oriundo de Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo. Edgar convive com limitações motoras de grau moderado desde pequeno. Condição imposta pelo quadro de Paralisia Cerebral Coroatetóide, que afetou a coordenação fina do corpo. Isso, no entanto, não afetou seu pleno desenvolvimento intelectual, graças ao apoio de sua mãe, Denise Oliveira, e seu pai Eliseu da Costa, que sempre lhe deram todo o suporte que precisava; chegando, inclusive, a se mudar para Embu das Artes, em 1998, para que o garoto estudasse na escola especial da A.A.C.D., uma vez que as condições pedagógicas em Ubatuba, que, até então, haviam suprido as expectativas, agora, já na 2ª série do ensino básico, não lhe proporcionavam  maiores aprendizados, por conta do grande numero de alunos na sala.
Na A.A.C.D., cursou novamente a 1ª série, em condições apropriadas, Edgar se desenvolveu melhor e, no mesmo ano em que completou a 4ª série, aos 11 anos de idade, descobriu, com o magistral auxílio da profª Eliane O. M. Silva, sua aptidão para a arte da palavra. Edgar passou pelo Colégio de Vanguarda antes de se formar no Ensino Médio, pela E.E. Eduardo Vaz em 2008.
Em 2007, participou do XX Concurso de Poesia Idalina Graça, em Ubatuba, no qual se classificou em 3º lugar com a poesia “Aquela Foto”. Esta poesia está incluída em sua primeira obra poética intitulada “Essência” que fora lançada em Julho de 2009. Nesta ocasião, Edgar adota para seu nome artístico o sobrenome Izarelli, provindo da família de sua avó materna.
Em janeiro daquele mesmo ano, Edgar ingressou no curso de Letras da USP, mas, descontente com o curso que, segundo ele, é feito para formar críticos e não artistas, completou apenas o Ciclo Básico. Alem disto, participou do XIII Concurso Nacional de Poesia – Edição Castro Alves, organizado pela CBE/Physis. Classificou-se entre os 30 primeiros com a poesia “Força de Dois”.
No ano seguinte, começou a trabalhar na parte de marketing da Cia. Teatral Nóis Sem Não É Nóis, onde se apaixonou pela expressão dramática e começou a alimentar a possibilidade de atuar.  Em julho, lançou “Passos Sobre Passos” pela editora CBE/Phisys, no Pavilhão do Parque Francisco Rizzo – Embu das Artes . Mesmo livro que Ubatuba receberia em Outubro para uma noite de autógrafos, no Casarão.  Ainda em Ubatuba, ministrou palestra motivacional no Colégio Dominique e palestra-depoimento, para a 3ª Semana da Educação Especial. Além disto, concedeu entrevista para o programa Frente & Verso da Tv Litoral. Ainda em 2010, Edgar participou do 16º Encontro de Autores do Litoral Norte, em São Sebastião.
Em Fevereiro de 2011, Ubatuba recebe, no Casco Acústico do Projeto Tamar, o lançamento de “Infinitivos – Onde tudo é possível”, já pela All Print Editora. Em Agosto, já em Embu das Artes, durante o lançamento do mesmo livro, Edgar realiza sua primeira performance poética, com Andréa Neres, baseada na poesia “Medo, Nunca Mais" de autoria de Edgar. A partir de então, Edgar começou a frequentar o Sarau Tearte, organizado por Andréa e Viviane Neres, e entrou em contato com a comunidade artística da região onde reside. Posteriormente, se envolveu em vários outros saraus. Participou novamente do Encontro de Autores do Litoral Norte.
 Em 2012, começou a investir na vontade que sentia de fazer teatro, cursando um curso livre com Almir Rosa. Em abril, participou da Semana Litero-Cultural de Embu das Artes, onde conheceu seu futuro companheiro de trabalho, Takumi Matos, que, entre outros projetos, o incluiu como membro honorário da banda Ode Experimental. Também foi nesse evento que Edgar fez contato com o Sarau da Educação e Cultura de Osasco, através de Nilza Moura e Vera Lúcia G. Correia. Em maio, deu entrevista ao programa Literatudo, Tv Cidade Taubaté. Em julho, foi contemplado pelo PROJOVEM Municipal de Embu das Artes com o projeto Oficina “Sentido Literário”, que culminou na antologia “Sentido Literário – Remendos Poéticos”, lançada em julho de 2013, no Centro Cultural Mestre Assis. Em agosto, participou da Bienal do livro de São Paulo. Ainda em 2012, conheceu o projeto Tenda Literária, por intermédio de Maria Isabel de Oliveira. Ministrou palestra-depoimento para professores da rede pública de Taboão da Serra. Esteve presente na Feira de Artes Santa Teresa e atuou na peça “Salto Quântico” sob direção de Irael Luziano, num elenco formado, entre outros, por Takumi Matos, Guidival Amaro, Ana Maura, Checho Carrizo e Andréa Neres. A peça foi apresentada no Teatro Popular Solano Trindade e, em janeiro de 2013, no Centro Cultural Santo Eduardo.     
Em 2013, continuou seus estudos no teatro, agora com Gil Filipe. Em maio, cedeu entrevista ao programa Falando com Você da Tv Mundi. Ainda em maio, se integrou às atividades da Casa de Cultura Santa Tereza, através do Sarau Juntos na Casa, onde conheceu Lua Rodrigues. Ainda nesse mês, a convite de Camila Freitas, do Tenda Literária, Edgar fez relançamento de “Infinitivos – Onde Tudo É Possível” no Sarau “O que dizem os Umbigos!?” no Itain Paulista. Em julho, apresentou a performance “Algumas Coisas Precisam Ser Ditas” na festa “A Fome do Fetiche”, com Takumi Matos, que, a partir de setembro, seria novamente seu companheiro no Grupo Artístico Co-mídia Dell’Arte, junto de Lua Rodrigues e Karina Barbosa. O grupo desenvolveu apenas uma esquete, intitulada “Tempos e Encontros com Fases da Vida”, novamente sob direção de Irael Luziano. Em agosto, convidado por Lua Rodrigues, participou da organização do Debate Sonoro, como representante na mesa de literatura, a qual Lua também fez parte. Alem disto, ministrou palestra para alunos de Pedagogia da Faculdade Mário Schemberg. Deu, ainda, workshop de criação literária para alunos da Pedagogia Uniesp, convidado por sua ex-aluna da Oficina "Sentido Literário", Juliana Cruz    
 Atualmente, Edgar se apresenta em saraus, faz intervenções artísticas em escolas, quando convidado, e ministra palestras sobre sua trajetória dentro da educação inclusiva. Além disto, segue desenvolvendo seu trabalho artístico com a parceria de Lua Rodrigues. 
Para acompanhar o trabalho de Edgar e Lua acesse: edluaartes.blogspot.com  

Para contato com Edgar:

eioc77@hotmail.com ou edelua.artes@gmail.com