EdLua.Artes

EdLua.Artes
Blog mantido por Lua Rodrigues e por mim. Trata de Artes, Eventos Culturais, Filosofia, Política entre outros temas. (clique na imagem para conhecer o blog)

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sei lá que título dar... quem sabe Felicidade!?...

Boa noite Miei Amici.... Bom pelo título vocês já devem desconfiar alguma coisa, mas hoje estou com tempo, posso enrolar um pouquinho (só um pouquinho), e contar a história desse post... Ai vooês vão entender porque o título é "Sei lá que título dar". Bom , creio que vale a pena bater um bom papo hoje... Amtes, porém, vocês já viram que agora o blog "Palavras D'alma" conta com uma biografia e emails pra contato?? Tá ali em cime na página "Quem é o Autor"... Não quero parecer convencido, mas vale a pena! rsrsrsrs... É tá ficando chique... rsrsrs

Agora sim, vamos a história do post: Tudo começou numa dívida poética... Uma dívida poética, pode parecer estranho, mas é verdade. Explico, explico! Acontece que, como vocês devem saber, poeta que é poeta raramente tem uma musa só.... No meu caso (não me chamem de Galinha), são cinco Musas Principais (a maior parte são amigas íntimas, com quem mantenho um contato especial) o meu Pentagrama Sagrado rsrs (místico, né)... Alguém me pergunta por que são cinco? Bem, são nessas cinco Meninas que encontro a beleza necessária para as poesias e são elas que mundam as fases da minha poesia (da poesia, apenas. minha prosa é mais livre)... Vocês já sabem quem é a principal das principais, tá na cara, a Nan... E ultimamente tenho escrito muito pra ela e pouco pras outras, e tem uma bem ciumenta, adoro ela, ela alimentou a minha lírica na primeira fase junto com a Nan e foi responsável por várias evoluções; e támbém ela fala comigo quase toda noite. E sei que ela adora receber poesias minhas, aí me veio a ideia de escrever uma pra ela e postar aqui, eu escrevi e vou colocar no final do post... Ela merece... Seu nome? Linny... Adoro ela... Obrigado por tudo Linny... (se alguem quiser estudar minha poesia, num futuro longínquo, ou hoje mesmo, precisa notar as diferenças de estilo entre as cinco, deixo dicas... mas mesmo assim não entenderiam sem isso... e já aviso aos literatos de plantão que nasci pra derrubar teorias)

Bom, aí vocês me perguntam: por que, raios, então, não colocou o nome da bendita poesia no título desse post? Porque tenho novidades pra contar a vocês e quis aproveitar o post! Só por isso! (bobo)

Bom , hora dos Informes: acabei a pesquisa sobre café expresso... Deu certo trabalho porque tive que traduzir uma parte do italiano para o portugues, consegui. se vocês quiserem eu posto a pesquisa aqui... Mesa de Estudos tá ai para isso. Anuncio que em breve postarei, nesse mesmo espaço, um texto que, no mínimo, fará os meus amigos de letras refletirem, é sobre teoria literária, preparem-se, vai dar discução, afinal, sou mais um linguista do que um literato (graças a lua) .Faz tempo que não falo de filosofia também, meu amigo Alex Rocha me deu uma boa ideia pra escrever sobre isso!

E, pra finalizar com a "chave de ouro" de Shakespeare, meu filho já ta em meus braços, tão lindo, tem a cara da mãe! "Passos Sobre Passos" está lindo! Chegou hoje. A capa, que era motivo de questionamento, ficou linda, simplesmente Linda! Valeu Cláudio! (meu mano e capista) Breve foto e divulgação do lançamento, aqui você sabe de tudo primeiro!

É isso aí, vos deixo com "A Princesa do teu Olhar" e um abraço do Ed... Fiquem a vontade para comentar, por favor!

A Princesa do teu Olhar


Tô me enganando entre as ruas da cidade,

Tô me enganando nas curvas da travessa,

Tô me enganando nas letras dessas placas!

Tô me enganando na hora, na era e idade;

Tô me enganando, vivendo um soneto às avessas;

Tô me enganando, atirando-me às traças!


Tô meio perdido no meio em que vivo e habito;

Tô procurando princesas em carros blindados;

Tô procurando pássaro canoro em selva de pedras,

Onde só há sirenes de hospitais e polícia de apito!


É sem querer, que eu bato a tua porta, pedindo abrigo...

E é sem querer, que eu encontro o verde dos gramados

No fundo do teu olhar, que me incendeia em relva aberta...

E provoca meu canto em teu seio e teu colo amigo!


Tava pedindo milagre feminino na casa de deus;

Tava trocando as crenças e misturando os ateus!

Tô gravando teu nome na memória das paredes,

Que espalham minha calma nas folhas verdes!

Tô te dando a mão para me puxar da confusão;

Tô oferecendo meu carinho a quem já domou meu alazão!

Tô ofertando um reino de amor a quem já disparou meu coração!

Tô tratando como princesa a menina que ouviu minha confissão!

Tô fugindo a galope contigo dessa cidade louca que nos torturou,

Tô indo rumo a verdes campos dos cantos onde a névoa se dissipou!

Tô rumando ao carinho da felicidade que, do teu olhar, se revelou!


Edgar Izarelli de Oliveira


quarta-feira, 23 de junho de 2010

Novo Projeto

Boa Tarde Gente!
Vamos direto ao ponto hoje, é só um informe rápido.
A escritora e diretora de literatura da FundArt, Silmara Retti, minha colega de Ubatuba (minha cidade natal), em parceria com a FundArt , estão desenvolvendo um blog, chamado Blog PSIU, cujo o objetivo é abrir espaço para novos escritores. Fui convidado a participar desse projeto. Terei uma parte só pra mim (exclusividade boa né?)... Quero agradecer a Silmara pelo convite e pelo espaço, e anunciar publicamente que aceito a oferta! Em breve, colocarei o link de lá, pra vocês verem.
Também aproveito para anuciar que vou profissionalizar mais esse blog. Pretendo fazer isso sem perder a irreverencia e amizade que tento colocar nas minhas palavras (não sei se consigo causar essa inpressão).
Bom, mas incluírei uma biografia mais completa sobre minha vida profissional, incluindo a minha passagem pela Usp...
É isso por hoje, Gente!
Abraços do Ed!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Fim de Semana

Boa tarde, mis'ami!
Bom, eu tenho o péssimo hábito de me contradizer, entre palavras e ações, fazer o que? As oportunidades vem, eu, apenas, aceito! rsrsrsrs
Acabei indo ao Animaembu no sábado, após o ensaio da Compnhia claro e após ter ido à exposaição de esculturas do meu amigo Alex Biló e de colegas dele. Tal exposição teve como tema a África (nada mais contemporaneo, África em foco por causa da Copa e tals), Inclusive, grande parte das obras expostas mostravam algo relacionado a esse evento esportivo. Eu gostei muito dos trabalhos que vi, são realmente bem criativos e muito bem trabalhados. Mas, realmente, o que mais me interessou foi um trabalho de arte conceitual. A exposição continua no Centro Cultural Mestre Assis de Embu.
Bom, a exposição me trouxe mais alegrias, ou melhor, mais uma Alegria que vale por mil.... Não sei se já citei o nome dela nesse blog... Mas eu vi a Mamãe do meu filho... rsrsrsrsr... Não, não é a Fernanda, ta gente? Se bem que ela, a Nan, está sempre presente nas minhas coisas, na minha lírica, na minha prosa e na minha vida inteira! (apaixonado eu neh?) Deixarei o misterio no ar como sempre adoro fazer. Mas, garanto, a conversa com ela foi muito boa... Não a via desde a formatura do terceiro colegial, estavamos mortos de saudade.... rsrsrs Entendem porque meu bom humor hoje né? Nada, é pura amizade mesmo...
Mas, então, no animaembu fiquei pouco tempo... Vi umas demonstrações de artes marciais , uns carinhas no animeke (a maioria não cantava nada), dei uma volta por lá, foi legal até queria ver a banda que ia tocar mas nem deu.
Domingo, fiquei sem net o dia todo não sei porque... E assisti o jogo do Brasil (não gostei muito, mas tava melhor)
Ontem, tava tudo parado a estrada aqui, nem deu pra ir pegar meu Filho (livro), mas ele ta vindo por SEDEX. Fiquei fazendo uma pesquisa pra Cia sobre café expresso... Tá quase pronta... E só isso...
um abraço do Ed pra vcs!
E boa semana pra tds!

Ps: Blog também é diário! No meu caso, só para dias legais que merecem ser divididos!