EdLua.Artes

EdLua.Artes
Blog mantido por Lua Rodrigues e por mim. Trata de Artes, Eventos Culturais, Filosofia, Política entre outros temas. (clique na imagem para conhecer o blog)

sábado, 5 de novembro de 2011

Reportagem Jornal de São Sebastião. E mais notícias




04/11/2011 10:19

Município é sede de mais uma edição do Encontro Regional de Autores
No último mês, o prédio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) foi palco para o XVII Encontro Regional de Autores – Recuperando Nossos Temas, promovido com o apoio da Administração Municipal de São Sebastião, através da Sectur, em comemoração à Semana Nacional do Livro, celebrada no final de outubro.
Com o objetivo de reunir autores das quatro cidades do Litoral Norte para uma troca de experiências sobre a literatura, o evento contou com a presença do diretor de Cultura da Sectur, Emanuel Araújo, da idealizadora do encontro, Maria Angélica de Moura Miranda, além de dezenas de pessoas entre professores, fotógrafos, pesquisadores, amantes da literatura e, como não poderiam faltar, os escritores.
Durante seu discurso de abertura, Maria Angélica se disse honrada de fazer este trabalho e fez uma retrospectiva de todas as edições do encontro. Através de fotos apresentadas em um telão, foram destacadas grandes personalidades das cidades que contribuíram para a cultura do litoral, como Marinho Garrido, de Caraguatatuba, sêo Alvinho, de São Sebastião e sêo Lourival, de Ilhabela.

Trabalhos
Este ano, a exposição contou com 44 títulos, destes, 18 autores apresentaram suas obras. Os primeiros trabalhos a serem apresentados foram os dos autores de Ubatuba, com o livro “O Poderoso Guerreiro”, de Rizola Pereira de Oliveira.
Segundo a autora, sua obra possui uma grande influência de sua ideologia, o cristianismo. “Há várias passagens da bíblia na obra. Porém o livro não é religioso. Ele conta a história de Joel, um ateu que tem diversas desilusões na vida” disse Rizola.
A jovem de 25 anos, Joyce Fernandes, moradora de São Sebastião há 3 anos, mas nascida em Ubatuba, apresentou seu livro “Percepção Ambiental” e destacou a importância do encontro. “Eventos como este nos possibilitam conhecer mais sobre a nossa própria história. Sem conhecer o passado não sabemos para onde iremos, por isto o encontro de grande valor”, completou Joyce. O autor do livro “Cordelzinho Cirandeiro”, Mauricio Poeta, de Caraguatatuba, ao apresentar sua obra, também falou sobre relevância do evento. “Ele divulga autores de todos os gêneros. Isto nos motiva a estarmos aqui todos os anos”, afirmou.
Um dos autores mais esperados do encontro foi Edgar Izarelli de Oliveira. Portador de necessidade especial, o jovem poeta contou com a ajuda de sua mãe para declamar a poesia “Medo nunca mais”, de seu terceiro trabalho chamado “Infinitivos”.
De acordo com Oliveira, neste livro tudo é possível. “É um trabalho diferenciado, pois grande parte dos meus trabalhos é de romantismo. Não que este não seja romântico. Mas não trata de amor entre homem e mulher, mas sim amor pela vida, pelo bem e pelo mal, pelo racional e irracional, pela realidade e pela fantasia, sempre em dualidade”, informou o escritor.
Após a explanação de suas obras, todos os escritores foram presenteados com o “Atlas Ambiental” elaborado pela atual gestão municipal sebastianense. Ao final do encontro, os participantes continuaram com uma saborosa confraternização.

O encontro

Idealizado pela escritora Maria Angélica de Moura Miranda, como forma de homenagear os autores e também sua mãe, a poetisa Beatriz Puertas de Moura, in memorian, o encontro começou com a exibição de antigas fotos do grupo em vários outros encontros realizados pela região do Litoral Norte, como homenagem póstuma a alguns dos colegas, bem como uma apresentação aos novos integrantes da experiência alcançada pela turma ao longo dos anos. Por um período de 13 anos consecutivos, o evento aconteceu nas dependências do Tebar Praia Clube, em São Sebastião. Em 2005, sua realização foi em Ilhabela. Já em 2006, foi Ubatuba quem recebeu o encontro. Em 2007, a vizinha Caraguatatuba sediou o evento. A reunião dos escritores ficou parada por dois anos e foi retomada em 2010, pela primeira vez com o apoio de uma Administração Municipal, no caso a sebastianense.
.............................................................................................................................................
Bom dia, gente! Tirei o dia hoje pra dar as notícias a vocês! Além de participar pela segunda vez deste maravilhoso evento onde sempre fazemos novas amizades e ampliamos o círculo de conhecimento, eu entrei para o circuito de saraus da região de Embu das Artes e conheci vários artistas. Uma das quais eu gostaria de aprresentar. Ela é uma poetisa que recentemente lançou se primeiro trabalho chamado "Janelas Descobertas" (particulamente devo dizer que adorei o livro, já li duas vezes), estou falando da minha amiga Daiana Fonseca. Seja bem-vinda, Dai! Pra quem quiser conhecer um pouco do trabalho desta revelação poética, clique AQUI e visite seu Blog! Como já sabem, estou preparndo juntamente a um grupo de amigos um sarau a céu aberto, a boa notícia é que já tem data e local: Largo 21 de Abril, no Centro de Embu das Artes, dia 27/11/11 durante a tarde. Mas a maior novidade talvez seja que Infinitivos virou Peça de Teatro e vou atuar! Estamos no início dos ensaios e o texto ainda está em discussão, é projeto para o ano que vem, mas o procsso até que está sendo rápido. Ah! Pera ai! Tem mais. Durante minha curta estadia em Ubatuba, Luis Pavão da "Ubatuba em Revista" me entrevistou e me ofereceu uma coluna de poesias em sua revista. A matéria sai ainda neste mês, creio que acompanhada da primeira poesia.
É isso! trabalhando muito vou seguindo a vida!
Abraços!
Ed!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Bom dia! V

Bom dia!

Desejo que hoje você mantenha o humor e o astral elevados e freneticamente loucos, tanto ou mais que as situações apressadas e apertadas nas quais você tenta viver em paz.

Afinal, é só a loucura de um riso desprendido e propriamente impróprio que torna a loucura das nossas vidas um ponto a mais tolerável na balança destes dias fechados.

E é assim, te dando de presente aberto a loucura da liberdade de sorrir, que quero te ver menos triste e mais feliz!