EdLua.Artes

EdLua.Artes
Blog mantido por Lua Rodrigues e por mim. Trata de Artes, Eventos Culturais, Filosofia, Política entre outros temas. (clique na imagem para conhecer o blog)

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

"Ambição" - Edgar Izarelli de Oliveira, no livro "Passos Sobre Passos"

Bom dia, pessoal!
Os textos ainda não estão prontos, por isso, hoje estou postando essa poesia.
"Ambição", publicada, no meu livro Passos Sobre Passos, ao meu ver, é mais realista que as demais que já foram postadas no blog.
Essa poesia é de 2008, época na qual minha poesia tinha surtos políticos, na verdade, isso ocorreu com frequência durante todo o meu período de colegial, que na época participava de debates, chegando inclusive a concorrer a presidência do grémio da minha escola.

Eu queria mudar um pouco as coisas do país, claro que não na escola, mas essa foi uma das razões que me levaram à USP. Havia estudado tanto sobre a ditadura militar brasileira e como a Universidade de São Paulo, principalmente as "HUMANAS", foi importante na luta pela democracia que queria ver se continuavam lutando pela melhoria do estado. Doce ilusão! A Letras, pelo menos, está em outra era, era da politicagem! Perdi a vontade de fazer algo na política.

Foi mal, pessoal da Letras que discorda disso, mas a universidade agora só se preocupa consigo mesma, parece que é um país isolado. Porém, concordo com a erradicação da "univesp" por crer que esse projeto, mesmo sendo democrático, não serve para a realidade do país, posto que a educação base ainda é precária na rede pública, não tem sustentação necessária para a formação de mentes que possam aprender as coisas à distância. Salvo algumas raras exceções, a maioria dos dos professores que dão aula na rede estadual não sabe e não consegue dar aula e, portanto, precisamos de professores formados em aulas presencias para que possam observar as técnicas e situações de sala, coisa que não ocorreria num curso virtual. Para quem não sabe, a univesp atacará primeiro os cursos de licenciatura.

No entanto, "Ambição" tem como tema a ambiguidade do dinheiro, como poderão ver.

Bom, depois de toda essa política que fiz, só me resta desejar uma boa leitura. Vos deioxo com a poesia.


Ambição

Edgar Izarelli de Oliveira


O dinheiro compra roupas.

O dinheiro compra mascaras.

O dinheiro compra amigos.

O dinheiro compra amores.


O dinheiro traz problemas.

O dinheiro traz soluções.

O dinheiro compra comida.

O dinheiro compra bebida.


O dinheiro paga encontros.

O dinheiro paga festas.

O dinheiro paga funerais.

O dinheiro paga a liberdade


O dinheiro compra prazer.

O dinheiro compra almas.

O dinheiro compra vida.

O dinheiro paga mortes.


O dinheiro compra corpos.

O dinheiro compra mentes.

O dinheiro compra votos.

E no final o dinheiro te compra.


Será isto a felicidade, meu deus?

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Vamos lá... Às notícias!

Boa noite, pessoas!
O texto sobre a criação de personagens está atrasado devido à: sua grande complexidade temátca; politica da "linguagem simples" (escrever sempre de meneira a facilitar o entendimento das pessoas das mais diversas culturas) do autor do blog; divisão do tempo de escrita com outras obras de cunho lírico e divisão do tempo de pensamento com outro artigo filosófico, com diverversas obras em prosa e outras cositas más (nunca paro de pensar, embora alguns achem que nunca penso)! Em breve, tal texto será postado.

Estou pensando, entre várias outras coisas, na figura do destino, já achei um bom jeito de explicar a minha visão do que é Destino, ja que, no post antaerior, comecei uma breve discussão sobre o temma, me aprofundarei mais. Acho que esse tema nos põe a pensar sobre a vida. Os antigos leitores certamente se lembram do Ex-subtitulo do blog "um blog de alma e mente". Traduzindo isso para português bem-falado (ou não), queria dizer que esse blog tem o intuito de fazer as pessoas que o lêem sentirem e pensarem a vida. Bom, outro artigo que vai nascer de um comentário, como tantos outros posts desse meu canto na internet.

Também estou "caçando" palavras para continuar meu romance (o gênero literário) e outros diversos contos.

Ah, ia me esquecendo. Dia 8 de Outubro tem lançamento de "Passos Sobre Passos" em Ubatuba, dentro da Semana Literária, evento da Fundart. Agradeço a Silmara Reth pelo convite. E já que estamos falando de eventos e agradecimentos... Agradeço à E.E. Dr. Eduardo Vaz (escola onde estudei da 8ªSérie ao 3ºColegial) por me convidar para o 1ºFestival das Artes, 25 de Setembro estarei lá! Agradeço também ao Sr. Jorge Márcio Pereira de Andrade, autor do Blog infoativodefnet.blogspot.com por estar me ajudando na divulgação do Palavras D'alma. Agradeço e dou as Boas-vindas aos novos seguidores.

Até a próxima postagem, amici miei!
abbraci a tutti!