EdLua.Artes

EdLua.Artes
Blog mantido por Lua Rodrigues e por mim. Trata de Artes, Eventos Culturais, Filosofia, Política entre outros temas. (clique na imagem para conhecer o blog)

domingo, 10 de outubro de 2010

Pensamento dessa manhã...

"Nesse instante repleto das tuas pausas nas brevidades, você pode ser uma semifusa brevíssima de um Si bemol que entoará uma canção eterna em outros corações, ou pode ser uma longa pausa que, no fim das contas e da melodia, será mais um segundo de reflexão, na mente de algum maestro ou compositor. Você escolhe."


Bom dia, Galera!

Hoje acordei meio filosófico, o que por si só já é estranho, e escrevi o pensamento acima, mais estranho ainda, que ficou... Digamos... Musical! para completar a barbaridade do fato... Acreditem... Até eu estou perplexo!

Talvez seja pelos programas que assisti ontem à noite, um documentário sobre a matemática antiga e, logo depois, uma entrevista com uma escritora contemporânea. Não me lembro o nome dela, mas sei que é a autora de um romance chamado "Magnólia". vou querer ler esse livro! Mas, claro, pode ter a influência de uma ou duas conversas, posto que, na sexta, conversei muito com uma amiga e colega de escritos sobre várias filosofias; e, ontem, conversando com minha querida amiga a quem chamo de Capitu, discutimos acerca do Taoismo (Yin e Yang) e da Lei da Atração.

Bom, mas o fato é que usei nesse pensamento alguns conceitos musicais... Estudo música nas horas realmente vagas desde criança. Então fica de informação para vocês que "Semifusa" é como se chama a nota mais breve, que vale, numa escala temporal, a décima sexta parte de 1 tempo(unidade da matemática musical) que geralmente se conta como um segundo, mas é relativo, como tudo no mundo!

Sobre o pensamento, terei de analisar melhor. O Significado parece ser claro, mas há inúmeras partes escondidas por trás de cada palavra... E cada vez que leio, ele se aprofunda mais...

Quando o formei, capturando duas idéias opostas, significava algo do tipo "pequenos gestos fazem mais que longas reflexões para grandes atos." mas há muito mais sentidos em jogo do que simples Ação X Reflexão! A começar pela primeira sentença, que estabelece quase um paradoxo; "Nesse instante repleto das tuas pausas nas brevidades", lembrando que pausa é espaço ou tempo vazio, digo que há um tempo que está cheio de tempos vazios, num espaço/tempo curtos??? Ok, confundi vocês... Mas pensem nas oposições: som/pausa; mente/coração; breve/longo; eterno/segundo; vida/morte; Yin/Yang...

Por favor, comentem... O debate parece bom!

Abraços
Ed