EdLua.Artes

EdLua.Artes
Blog mantido por Lua Rodrigues e por mim. Trata de Artes, Eventos Culturais, Filosofia, Política entre outros temas. (clique na imagem para conhecer o blog)

sábado, 9 de outubro de 2010

Do Lançamento e da Entrevista

Bom dia, galera!

É tanta coisa pra contar que nem sei por onde começar... Ordem cronológica ou enredo aleatório??
Brincadeiras à parte, ontem lancei “Passos Sobre Passos” aqui em Ubatuba. O evento foi organizado pela Fundart, no Sobradão (ou Casarão) do Porto e contou com a presença de cerca de 60 pessoas, entre celebridades da cidade, jornalistas, convidados e amigos. De novo, dessa vez sem querer, conseguimos fazer uma festa interdisciplinar na esfera artística, já que tivemos também uma exposição de fotografias e, após o lançamento, um espetáculo teatral.


Agradeço à Fundart pela organização, e, claro, agradeço a presença de todos, de coração mesmo!

Em breve postarei as fotos na galeria.

Voltando no tempo; na quinta, gravei a entrevista para o programa Frente & Verso, da Tv Litoral, canal 18 de tv a cabo na região de Ubatuba.

Galera de Sampa e outras localidades, não precisam chorar. A entrevista estará na internet e será divulgada ou transmitida, na integra, aqui, no Palavras d’Alma, não esqueço minhas raízes!

Ah! Gostaria de agradecer ao Luis Serpa, da rádio Costa Azul, que anunciou o lançamento no ar!

Vou ficando por aqui...
Abraços
Ed

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

No Colégio Dominque









Boa Tarde, amici miei!

Pois é, hoje contarei como foi o bate-papo com os alunos do Colégio Dominique, aqui em Ubatuba.

Para começar o relato digo que, ao invés de bate-papo, ficou mais com cara de palestra e, também, foi para a escola toda, de 5ª ao 3ºcolegial.

Fui bem recebido, tanta pela diretoria tanto pelos alunos. A palestra foi uma coisa mais íntima, todos sentados no chão, um clima de amizade, que me permitiu algumas piadas e, o mais importante, a total sinceridade que me é habitual.

Comecei falando da minha trajetória de vida, após a introdução feita pela diretora Pro Aninha. Me surpreendeu a atenção que os alunos prestaram, não imaginei que minha história fosse algo tão impressionante, capaz de capturar a atenção de mais ou menos 100 adolescentes! Mas, como escritor, sei que não é a história em si que fascina, é o modo como ela é contada. Fui totalmente natural.

Logo passei às artes, poesia, para ser exato. Falei de como comecei e de como faço até hoje, deixando a poesia me tomar e me fazer escrever. Não pude entrar muito em detalhes, tempo relativo... 50 minutos voam muito quando estamos bem... Mas acho que não tenho como entrar em detalhes, a poesia deve ser uma descoberta pessoal, não aprendida.

Bom... Já na parte das perguntas, Professor Marcelo me pegou de surpresa com uma questão sobre ética... Tinha que ser professor de Biologia, me deu saudade das aulas do Sérgio (pessoal do Eduardo Vaz conhece a barra).

Tive que desenvolver todo um pensamento para mostrar que professores são alunos maiores e amigos. Não sei se obtive sucesso na minha defesa de tese; dissertação falada é ainda mais difícil de se fazer... Peço os comentários do pessoal presente a esse respeito.

Tive, também, uma grande surpresa no final: muita gente veio me cumprimentar, inclusive um jovem poeta, de apenas 10 anos, neto da diretora, filho da Samanta, o nome dele é Mariano. Outro daqueles nomes pra se guardar! O menino tem um talento excepcional para a poesia, é dom! A Samanta me deixou ler uma, de título “Opinião “, que o nosso jovem poeta escreveu ontem, após ler o “Palavras d’Alma” e “Passos Sobre Passos”. O Pequeno, depois de ver como eu havia me encantado com a tal poesia (sinceramente, ainda estou fascinado), ainda me chamou, discretamente, de mestre. Eu sei que o caminho ao mestrado ainda é longo, por isso fiz questão de dizer que ainda não sou mestre. Mas fiquei muito feliz, é bom saber que já sou base para jovens poetas. E melhor ainda descobrir novos talentos para a literatura nacional. É um dever de todo artista incentivar a arte. Realmente, me sinto honrado por ter dado essa palestra!

Agradeço a todos do Colégio Dominique pelo convite, pela recepção e pela atenção!

E quero reforçar o que afirmei aos alunos, deixando aqui escrito que vale a pena deixar o artista que todos têm dentro de si se expressar!


Abraços


Ed




terça-feira, 5 de outubro de 2010

2º Viagem

Boa noite, galera!

Bom, creio que esqueci de avisar que viajei... Sim, estou em Ubatuba para a Noite de Autógrafos daqui.

As novidades são que amanhã vou bater papo com os alunos do colegial do Colégio Dominique, como escritor. Achei tão curioso esse convite feito pela diretora e dona (escola particular) Professora Ana ou Pro Aninha, que não posso deixar de compartilhar com os leitores do “Palavras d’Alma”. O fato é que o conto que comecei a escrever há alguns dias narra, exatamente, a palestra dada por um artista a alunos do colegial de uma escola, mas, no conto, é uma escola pública. Coincidência? Não acredito nelas. Mas amanhã eu conto como foi o bate-papo.

E por falar no conto, querem saber como está indo?

O conto, ainda sem título, está quase pronto... Falta apenas a parte final. Quando voltar às terras altas das artes, vulgo Embu, eu terminarei de escrever. Creio que está ficando legal. É uma surpresa, por isso, não vou dar detalhes... Sabem como sou adepto ao suspense que curiosidade causa nos leitores!

Na quinta, eu gravarei uma entrevista para a Tv Litoral, uma tv a cabo daqui, que também vai gravar a noite de autógrafos. Nem eu conhecia essa tal Tv Litoral, fui apresentado a ela ainda hoje, numa visita muito agradável que fiz ao pintor Wladimir Ferreira da Silva, para discutirmos a capa do terceiro livro. Pelo visto, a arte será dele.

Bom, pessoal é isso por hoje!

Abraços

Ed