EdLua.Artes

EdLua.Artes
Blog mantido por Lua Rodrigues e por mim. Trata de Artes, Eventos Culturais, Filosofia, Política entre outros temas. (clique na imagem para conhecer o blog)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ethos X Eros e Psique


bom, dei um tempo lá no meu "projeto secreto" e vim escrever aqui... sabe que muitos dos meus pensamentos nascem dos comentários que recebo, por isso peço para comentarem...
bom um amigo meu, o Prisco, bem estudado, da facul, citou Ethos num comentario... naum sei bem o que siginfica porque, sinceramente, aula da classicos eh pior do q aula de história, eu mais boiava ou dormia q prestava atenção nas aulas... fiz um trocadlho q foi; "alguem me apresenta esse tal de Ethos/?? eu conheço Eros!" como todo trocaadilho, esse também está baseado na aproximação de palavras parecidas com sentidos totalmente opostos.
Neste caso, Ethos significa, segundo a wilkpédia, [valores, ética, hábitos e harmonia. É o "conjunto de hábitos e ações que visam o bem comum de determinada comunidade".] enquanto Eros é o deus grego do amor ligado ao sexo, dai vem erotismo e erotico.
logo percebi que meu trocadilho reflete exatamente o que eu vejo na sociedade e que eu começo a aderir a minha própria personalidade... até porque esse comportamento faz parte da psique humana, não adianta querer escoconder por tras da sociedade... é hipocrisia tentarmos negar a nossa biologia; somos mamiferos, não aves!
quero dizer que o prazer (qualquer que seja ele) vai sempre superar as regras e subjuga-las a meras desconhecidas. os valores éticos só nos valem na medida em que nos ajudam a conseguir prazer, o que rebaixa ethos e sublima Eros. em outras palavras, a alma humana só se prende a regras enquanto tem tudo o que deseja pra ter seus prazeres, ao passo que, se a alma não estiver satisfeita quebra-se as regras... a alma é livre para buscar tudo aquilo que lhe dá prazer... regras e valores são correntes!
não estou dizendo com isso que acho certo matar por prazer, se bem que se tem alguem que sente prazer em praticar atos desse tipo, há de haver quem sinta prazer em punir por isso...
a natureza eh muito bem equilibrada!

Eros 1 X 0 Ethos

abraços

2 comentários:

  1. Cara... não há éthos (caráter) sem eros (amor seja fraterno, material ou sexual)!

    São as suas paixões, dentre elas (e principalmente) o amor, que guiam as suas escolhas, que formam o indivíduo que você é hoje.

    E o homem é o que mais tira proveito disso! Tanto para o bem quanto para o mal.

    =)

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. ...sim, prisco, mas isso merece outro post!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    adoro teus coments, me fazem pensar muitoooo

    ResponderExcluir