EdLua.Artes

EdLua.Artes
Blog mantido por Lua Rodrigues e por mim. Trata de Artes, Eventos Culturais, Filosofia, Política entre outros temas. (clique na imagem para conhecer o blog)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Texto que nasceu no Facebook

Boa noite, galera!


Situação para contextualizar: Estou divulgando meu trabalho no facebook a procura de patrocínio para meu novo trabalho, “Enigma”, e tenho conhecido muita gente que simpatiza com minha forma de escrever e eu agradeço a todos, mas sempre tem alguns que não gostam... Normal... Sei que hoje um cara mostrou o dedo para uma conversa inteligente a cerca do meu trabalho. Não sei se realmente foi pelo trabalho ou se foi por causa da minha deficiência física, mas quem me conhece sabe que não uso minha condição pra tirar proveito de nada. Enfim, um dos meus novos amigos acabou solicitando a exclusão do perfil deste outro... Compreensível, mas... Como resposta à situação, escrevi um texto que corrigi e estou postando aqui. Boa leitura!


Hoje em dia são raras as pessoas (como os leitores deste blog) que apreciam expressões mais complexas dentro dos diversos segmentos de arte e, sobretudo, dentro da escrita. A grande maioria do povo brasileiro se acostumou à poesia "erótica" e sem profundidade das músicas que apelam para a sexualidade nua e crua.

Isso, infelizmente, já pode ser considerado histórico, já que começou com a explosão do "É o Tchan" na década 90, que veio num momento histórico de "euforia”, afinal, tínhamos acabado de "derrotar" a DITADURA e ainda estávamos em pleno gozo do período de liberação sexual de 70 e 80. Porém, sexo também é droga (do ponto de vista de que é uma atividade viciante e alucinante); e acabamos (como povo) perdendo o controle e caindo nas mãos de uma DITADURA SEXUAL que veio, de novo, dos EUA, através de clipes e mais clipes de "POP MUSIC" e, posteriormente, admitiu nosso famoso “pancadão” carioca e agora esse tal de MICHEL TELÓ entre OUTROS que nem sei os nomes. E, com tudo isso, se perdeu um pouco a poesia de Cazuza, Chico Buarque, Renato Russo (que eu faço questão de recitar em todo sarau que vou!).

Entretanto, mesmo que isso não contente a muitos dos mais estudados e mais sensíveis ao universo realmente artístico, como nós, devemos entender que isso é um claro retrato da nossa sociedade atual e, principalmente, da nossa cultura atual... Vamos tentar respeitar e transformar na medida do que nos for possível, mas sem repreender a expressão dessas variadas culturas. Se não for assim, estaremos fazendo o que eles fazem, ou pior... Eles criticam, acham ruim, mas não pedem a exclusão... Isso é uma atitude, na minha opinião, desnecessária e arrogante, que deve ser evitada ao máximo.

Você não é obrigado a conviver, intimamente falando, com quem você não gosta, mas vamos evitar guerras atoa; ate por que a sexualidade e a impulsividade agressiva também fazem parte de nós, e ainda bem que fazem, não concorda? Do contrário, ficaríamos sem ação diante da vida, mas devo concordar que toda essa força deve ser bem direcionada; e isso não lá muito fácil de se conseguir ! Bom, após toda essa dissertação, que tal uma boa música??

http://www.youtube.com/watch?v=GSX2cKEAk0Q

Nenhum comentário:

Postar um comentário