EdLua.Artes

EdLua.Artes
Blog mantido por Lua Rodrigues e por mim. Trata de Artes, Eventos Culturais, Filosofia, Política entre outros temas. (clique na imagem para conhecer o blog)

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Fora Rodas! Poeta sabe quando é hora de entrar na política, reafirmo!




Greve Uspiana!

Edgar Izarelli de Oliveira

Tortura psicológica; repressão militar; baixa taxa de democracia; privadas privatizadas... Idéias marcadas com cheiro de carniça para cães de guarda que atacam a cabeçadas, Sitiam residências onde crianças tentam dormir e alguns poucos jovens tentam sonhar Com um futuro mais justo, sem demissão de massas, sem caça e extinção política,

Apesar do barulho das hélices e das lágrimas engasgadas das nuvens de gás bombardeadas!

É contra isso que esses “maconheiros” estão lutando, puras alucinações do sistema!

Mas onde estão os Novos Homeros pra cantar a guerra por Helena moderna e libertária? Retraídos por diplomas de baixamarelado de medo da falta de emprego,

Deixam o futuro escapar por entre as canetas?!

Enquanto isso, a mídia continua sendo apenas uma nefasta sombra do poder capital, Formando zumbis de mentes brancas, caras lavadas e mãos abandando,

|Espalhando a droga como o motivo da luta! E têm razão!

Eu não quero viver nessa DROGA de mundo!

Por isso estou em greve, por isso estou em luta!

Sou visionário ou minha mente é suja demais para você e essas

Rodas de Veraneio vascaína que atropelam a expressão na faixa de pedestres?!

7 comentários:

  1. ahhh.... não?!

    Pelo que me consta, quem estava dentro do predio da USP eram os usuários de maconha e queriam que fosse liberado dentro da USP o uso deste entorpecente. Depois queriam sair sem polícia na porta, porque é claro, quem porta droga não está dentro da lei e os pseudo-estudantes não querem ir pra traz das grades.

    Se vc e seus confrades uspeanos quiserem fazer uma manifestação decente, vão lá caminhas contra a corrupção, vão lá gritar na camara municipal pra tirarem os corruptos, vão lá brigar por ter melhores condições de aprendizado em TODAS AS ESCOLAS DO PAÍS, não só no seu mundinho cinza de fumaça de maconha e colorido por poneis malabaristas.

    O futuro já escapou. Nossa geração ja não tem mais concerto. Restart, Tiririca, USP, Dilma... Não temos mais salvação, aceite seu destino.

    ResponderExcluir
  2. Pelo o que te consta??? Você esteve lá? Você fala com alguem de lá? É bem verdade que existem alunos que aproveitam a greve pra uso próprio, mas existe o outro lado, Desni. Sempre que a FFLCH e a ECA entram greve a midia diz que é uma manifestação sem sentido nenhum. Aposto que se o pessoal da FEA entrasse numa greve a mídia apoiaria, porém quem estuda na FEA são os mesmos que pagam pra midia falar bobeira das Humanas, não sei se você sabe, mas a Letras tem a maior quantidade de alunpos e a pior infraestrutura. Sabe por que? Lá forma (ou devia formar) Professores. Estranho, não? Parece que ninguem valoriza a Educação! Concordo que a política da usp é mesmo voltada pra dentro da própria Faculdade, mas tem horas que isso é o certo se fazer. Pricipalmente quando a situação real é outra. O Motivo da greve é que funcionários públicos e alunos estão sofrendo repressão grave! LIderes sindicais estão sendo demitidos, vários setores estão sendo tercerizados para emporesas dos próprtios professores! Alunos estão sendo expulsos por expor suas idéias POLÌTICAS em panfletos. Essa é a real, não nada a ver com drogas. Agora se você quer acreditar na mídia...

    ResponderExcluir
  3. Siiimmm! eu não estive lá! Não sou um USPeano e, por enquanto, não quero ser. Me enoja a atitude das pessoas que aí estudam. Me enoja saber que ACHAM que fazendo algazarra terão algum problema resolvido. Me ENOJA saber que pessoas que a muito passaram de seus 20 anos estão chorando por não serem ouvidas quando queriam.

    Não, eu não sei qual é a "real situação" dentro da USP. Sim, eu sei que o que 'chega aqui fora' é parcial e que os """""reais motivos""""" para o acontecido não é divulgado em sua totalidade. Espero qeu vc saiba que fazer merda não resolve nada. A partir do ponto que os USPeanos fazem MERDA, ao meu entender, já não tem mais razão de ser, não tem mais razão de reclamar.
    Tem sim que ser educado, que conversar, que "combater a repressão", tem sim que lutar pelos direitos, mas fazer algazarra por isso? faça-me um favor. vcs estão em um circo por acaso?
    Se vc quer realmente saber o que é repressão pergunte à minha vó como foram os anos 60 e 70, pergunte à sua mãe como era a política a 30 anos atraz. Perceba que pelo que vcs, PALAHÇOS, estão fazendo birra na USP acontece no Brasil inteiro, não somente no seu mundinho encantado. E não me venha com o papo de que "precisamos começar por algum lugar", porque quem quer saber de fumar maconha na sala de aula ta pouco se fudendo com a situação politico/social do Brasil. Sem hipocrisia, por favor.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você que a situação vivida lá dentro foi mil vezes pior na época citada, concordo que não é só lá dentro, mas sim em escala nacional. Eu sai da USP por achar a maioria das greves da minha época ridiculas. Temos visões diferentes de política, sim. Respeito muito a sua opinião, até por que você entende mais sobre economia e política que eu. Mas eu ainda tenho senso-crítico, Desni. O fato de eu estar apoiando o Movimento, não significa que apoie devotamente tudo que os caras estão fazendo. Vamos colocar os pingos nos Is. 1º Eu não sou Uspiano e também não quero voltar a ser tão cedo assim. Estou vendo a situação como um todo e apoiando um lado que eu creio que, se não está totalmente certo, tem mais pontos de razão. 2º Eu não elogio, erm nenhum momento a condulta da galera que ocupou a reitoria, nem sou a favor de que a usp seja território a parte com polícia própria, mas sou contra a maneira pela qual a pm está agindo sob ordens da reitoria. Uma coisa é criticar a instituição PM, outra coisa é criticar os atos que esta instutuição comete. Eu não critico, por exemplo, o sistema presidencialista, mas critico a corrupção exercida dentro deste. A Usp precisa de segurança? Precisa. A PM resolve? Você é o primeiro a dizer que Estado não protege ninguém!
    Na noite da desocupação da reitoria, a Pm sitiou o Crusp que nada tinha com a greve prendendo pessoas inocentes, segundo fontes internas. 3º Há pouco tempo três professores de diferentes áreas escreveram um texto dizendo que a Usp tem como criai um sisteme interno de segurança que poderia ser um exemplo pra fora, eu concordo, mesmo que pra isso os alunos tenham que sentir a necessidade na pele. 4º A partir do momento em que o reitor, apoiado por um decreto imposto por ele mesmo, começa a demitir funcionários e processar juridicamente alunos, colocando-os sob risco de expulsão, por estarem envolvidos em greve ou por divulgarem idéias avessas às de uma cúpula executiva e ainda chama a PM para dar enfretamento de choque a uma ocupação, até então pacificae sem vandalismos pesados, não temos mais uma democracia. O que nós temos já e algo similar ao AI2, o que justifica a "algazarra". Tanto é que,, depois da desocupação, mais unidades aderiram à greve. E 5º Estudei lá mais de um ano, e, ao menos na Letras NINGUÈM FUMAVA DENTRO DA SALA! Ou isso mudou em 7 meses, ou é INVENÇÃO midiática... Portanto pare de falar que os alunos de lá são tão viciados assim!

    ResponderExcluir
  5. O Estado realmente não protege e não vai proteger, mas faço-lhe uma pergunta: Os USPeanos querem proteção contra o que? Contra os vandalos que vem de fora ou contra os vandalos que estudam lá?
    Não precisa der um genio pra saber que boa parte das "coisas erradas" que acontecem na USP são obra dos proprios alunos. PM resolve? não. Guarda propria resolve? não. Educação resolve.

    A reitoria da USP é feita de politicagem. Todos os presidentes, diretores e qualquer outro carguinho que exista lá é feito na base da politicagem e assim continuará sendo. Isso não vai mudar pois quem esta 'la em cima' manda fazer assim. Quer mudar isso? Então muda o governo. Mude a forma como o governo enxerga as ovelhas que são os eleitores e as pulgas malditas que são esses estudantes barulhentos que não sabem o querem.

    Censura existe em todo lugar, disfarçada com vários nomes, outras vezes nem disfarçada está, vc faz parte de uma, vc censura e nem se dá conta. Não adianta invadir a reitoria porque não lhe deixam distribuir papeizinhos na USP, vá distribuir fora de lá, a calçada existe pra isso, e lá eles não podem te impedir.

    Birra por birra, fique em casa com seu cigarrinho asistindo faustão e rolando no chão. Essa coisa de que niversitario brasileiro pensa já me cansou.

    ResponderExcluir
  6. Os estudantes não são realmente uma massa unida como era a trinta anos atrás, Desni, mas não é você quem vive dizendo pra gente sair da "bolha"?? Quando alguem protesta contra "a bolha" vc diz que são pulgas barulhentas, quando ninguém faz nada vc diz que são passivos. Afinal, o que você quer? Veja bem, os alunos que estão na greve não querem proteção, querem liberdade de expressão e igualdade. São os caras que tentam pensar e agir. Por causa daquele assassinato muita gente acha que a usp não é segura e que a Pm é justicável.. Você diz que os estudantes de lá são a fonte dos problemas? O assassino não era um estudante, era um bandidinho qualquer, problema de fora que entrou lá dentro e naquela noite a PM estava lá. Ingenuos portanto são os alunos que não entendem que a greve não é uma questão de segurança. Você diz que a censura ocorre invariavelmente de formas distintas? Ok, eu concordo, nem pode ser de outra maneira, por que se fosse seria insustentável a hipocrita idéia de sociedade. Mas espera, uma coisa é censurar coisas na vida privada, como nossa vó censura os palavrões, ou você ser dono ou chefe de algum negócio onde vc ´pode censuraar seus empregados pq eles se sujeitaram a isso ao aceitar o emprego. Outra coisa é você pegar sua rua, colocar uma barreira nela e determinar que ali só passa quem pensar como você e que não, vc expulsar da rua. É isso que está acontecendo, a USP é pública, é do povo , por isso não se pode demitir/expulsar o funcionário/estudante que passou numa prova pra estar lá só porque Sr. Reitor não gosta de grevistas... Tem uma grande (quase inconciliável) diferença entre as duas coisas num sistema que se diz republicano! E você falou da ordem "Lá de cima", conhecendo vc, isso deve fazer juz à Sra. Dilma, mas quem manda na reitoria da Usp não é a Federação Brasileira, mas o Estado de São Paulo, portanto, você acba de sugerir que derrubemos o Sr Alckmin que foi quem colocou um ex-integrante da Linha Dura no comando da USP e coloquemos em seu lugar um cara da esquerda ou que alteremos alguma lei que exista que diga que o governador do estado de São Paulo tem o direito de nomear o reitor da USP? Ambos os projetops exigem grande esforço político e nessa empreitada certamente haverá hgreves!

    ResponderExcluir
  7. Nossa Desni, eu to contando até 10 para não te onfender pessoalmente por suas falas no minimo muito ignorantes. Olha primeiro que eu quero discurtir com você o termo vandalo ou algazarra, porquê os alunos são vandalos??? porque entraram em um prédio sem premissão? um prédio que álias está quase em desuso porque nosso reitor está deslocando o departamento administrativo pelo centro de são paulo para dificultar manifestações em frente a reitoria, os alunos guerreiros que não participam da maioria que fica calada vendo absurdos acontecerem na faculdade não tem a mídia para lhe ajudar, não tem dinheiro, não tem força. tem apenas suas estratégicas políticas para tentar lutar contra algo muito maior a eles que tem uma força muito maior. A ocupação foi um ato radical,foi sim, mas atos radicais são necessários em certos momentos em que ficar fazendo manifestçãozinha pacifica com florzinha na rua não adianta, eu estive na reitoria ocupada eu tenho amigos que ficaram lá eu percebi como a ocupação não são flores e ninguém faz isso por divertimento, ninguém dorme em colchão sem conforto e privacidade dias por achar legal... ninguém corre o risco de apanhar de pm, ser preso e expulso da faculdade pra fumar maconha!!! os estudantes tiveram toda preucupação de manter o espaço intacto , o máximo de "depredação" foram grafitis na parede, vandalos foram os homens de choque que entraram e quebraram tudo para incriminar os estudantes fora as garrafas de molotove que foi implantado, pois todas ações de resistência e produção era votada em assembléia e garrafa de molotoves não foi combinada e não houve consumo de uisque??? isso você não chama de vandalismo? Olha desni eu não fumo maconha, eu não to correndo o risco de prejudicar minhas disciplinas esse semestre talvez não consiguir fazer habilitação de frânces mudando todo meu projeto de faculdade e trabalho pra ter direito de fumar maconha.Mas eu como estudante de uma faculdade pública que uso o dinheiro público me sinto no dever cuidar daquele espaço e garantir o melhor uso do dinheiro público lutando contra elitização,privatização e degradação da mesma. pra isso temos que garantir o direito a fazer greve,manifestar e qualquer outra tática politica que garanti isso. Esse é o dever de um estudante , sai mais caro para sociedade a má administração e aplicação de um projeto que exclui a população da usp do que aluno fazendo greve. Eu não vou ser conivente com isso, eu vou lutar, vou correr o risco de apanhar de pm se for preciso, prejudicar meu curso ou ouvir as pessoas falarem que eu sou uma maconheira mimada e qualquer uma dessas idiotisse que falam MAS EU NÃO VOU IGNORAR O QUE ESTÁ ACONTECENDO FORA DA MINHA SALA DE AULA essa é minha decissão pessoal tem pessoas que fazem a opção individual e não coletica,enfim...as pessoas ficam mais indignadas e incomodadas quando veêm alunos ocupando espaços públicos do que os mesmo apanhando de pm por lutar!!!!

    ResponderExcluir