EdLua.Artes

EdLua.Artes
Blog mantido por Lua Rodrigues e por mim. Trata de Artes, Eventos Culturais, Filosofia, Política entre outros temas. (clique na imagem para conhecer o blog)

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Criação de Personagens

Boa noite! Ou melhor, Boa madrugada!
Finalmente acabei esse texto, vou dormir mais feliz hoje!

Antes de mais nada, devo repetir que aqui exponho minhas idéias sobre as coisas, sem base teórica reconhecida, falo da minha própria teoria, sendo que me baseio, para tanto, em minhas experiências e práticas. Podem me contestar à vontade! Tema de hoje: a criação de um(a) personagem.

Bom, vamos começar separando as coisas. No artigo que escrevi sobre a arte, disse que a idéia da “arte pura” vinha por inteiro do “reino das artes”, enquanto que a idéia criada a partir de um processo lógico-racional é, na minha visão, uma tentativa de emular a arte, escravizando-a e condicionando-a ao pensamento. Ainda não mudei de idéia a esse respeito, mas, nas artes em geral e, principalmente, na arte escrita, temos obras de diversos gêneros e durações. A poesia, por exemplo, é instantânea, pois, lida, geralmente, com sentimentos condensados em um instante. Já na prosa romanesca, por ser obra bem mais longa e, naturalmente, mais complexa, estabelece-se uma narrativa durante a qual suas personagens passam por conflitos temporais, ideológicos, espaciais, espirituais, pessoais, psicológicos, profissionais e etc. Enfim, uma série de conflitos, a qual os literatos chamam de trama, que se desenrola com o fluxo dos acontecimentos encadeados, às vezes ilogicamente, ao longo do texto, o enredo. Não é de se estranhar que essa quantidade imensa de idéias não caiba na mente de uma pessoa por inteiro, não é mesmo?

A Prosa, na grande maioria dos casos, exige interferência de certos mecanismos da razão, posto que a idéia quase nunca chega inteira; podendo chegar só o enredo (mais comum no meu caso) ou só os personagens (mais raro no meu caso) ou, ainda, só um pedaço de ambos, para que nossa mente faça o resto. Claro que existem exceções.

Deixem-me esclarecer mais um ponto antes de irmos ao que interessa. Quando digo que as partes da prosa são separadas e que determinadas idéias podem ”descer” mais fácil que outras; quero dizer que posso ter a idéia de uma situação sem que haja grandes características das pessoas envolvidas; nesse caso, teria que criar as personagens. Por outro lado, posso ter todas as características pessoais que constituem as personagens, desde coisas superficiais (emprego, porte físico, manias, etc.) a coisas profundas da alma (sentimentos, filosofias etc.), sem ter idéia do que pode acontecer com essa pessoa, necessitando inventar o enredo. Também pode ocorrer uma mescla das duas, dando algumas das características das personagens e algumas circunstâncias do enredo.

Ok, dito o supracitado, podemos começar a falar sério! Existem basicamente três tipos de personagens bem distintos, coisas que se aprende em Letras: Personagem Plana, personagem esférica e mescla das duas.

Personagens Planas são aquelas que representam tipos humanos bem definidos. Geralmente não têm sobrenome ou, em muitos casos, nem mesmo nome sendo descritas, na maioria das vezes, pelo porte físico ou pelas roupas e baseados em uma só característica marcante são típicos de prosas onde as ações são mais importantes que o campo psicológico, lembrando os contos de fada.


Personagens Esféricas são aquelas que possuem características bem humanas. Geralmente possuem nome e sobrenome, indicando uma pessoa específica, a qual tem sentimentos, pensamentos, filosofias, muitas vezes adversas entre si mesmas, passando assim por crises ao se relacionar com o mundo e suas circunstâncias. Esse tipo de personagem geralmente apresenta pouca ou nenhuma descrição física, a não ser quando essa descrição seja crucial para o enredo. Nos casos em que há pouca descrição geralmente esta se atém a uma característica muito forte do físico do personagem, como por exemplo, os olhos de Capitu.

Personagens Mescladas são aquelas que apresentam traços típicos das duas anteriores. É o que na maioria das vezes se usa atualmente. Essas personagens geralmente têm nome, mas não têm sobrenome, indicando uma generalidade de pessoas, mas têm sentimentos como as esféricas, também o físico é pouco descrito. São as típicas personagens de Clarice Lispector, sobretudo Ana do conto “Amor”.

Ta certo, tio Ed, mas e a criação? A criação de um personagem pode ser conseguida através de vários processos. Aqui, explicarei os três que uso com mais frequência; são eles: inspiração em pessoas; possibilidades de si mesmo ou pura invenção.

• Por inspiração em pessoas. Quando usamos características de pessoas conhecidas ou não. Embora o mais comum seja usar pessoas próximas, por se ter maior conhecimento das características, pode-se basear uma personagem numa celebridade ou em uma pessoa estranha, em um personagem histórico; o importante, nesse caso, é que, inevitavelmente, ao escrever, daremos ao personagem as características que mais nos marcam da pessoa em qual estamos nos baseando; isso por um lado é bom, posto que, se temos um modelo predefinido, não perdemos a linha de pensamento tão facilmente, já que também não mudamos de opinião sobre o mundo exterior de hora em hora (bom, teoricamente, não). Mas, por outro lado (sempre tem esse outro lado), essa mesma segurança limita a personagem ao que percebemos na pessoa original; podemos até criar novas características para incrementar a personagem ou até inverter os pólos, tipo, inverter virtudes em vícios, mas nunca conseguiremos fugir das bases; o que é teoricamente lógico, uma vez que estamos trabalhando com modelos. Também podemos mesclar dois modelos (ou mais) em um personagem. Foi assim, usando modelos, que criei Stella e Vitória “O Retorno de Saturno” (para citar as conhecidas do blog).

• Por possibilidades de si mesmo. Como o próprio nome diz, é quando imaginamos nossas próprias possibilidades, sendo, por isso, um processo mais livre que nos possibilita um auto-conhecimento maior e mais profundo. Talvez seja o mais divertido de se fazer, apesar de nos dar uma insegurança maior porque estamos no nosso interior e, muitas vezes, chegamos, inconscientemente, a entrar no domínio do nosso inconsciente, pois, falemos francamente, quem nunca quis ser “DEUS” da sua própria existência? Mas é preciso certo cuidado, pois, a intensidade desses personagens é muito grande; deve se ter sempre em mente que, embora o personagem tenha partes de nós, não se trata da completude de nossos seres. Não se confunda com o seu personagem! Lucas, d’ “O Retorno de Saturno”, foi criado assim, é, apenas, uma parte de mim.



• Pura invenção. Se trata do processo mais livre de todos, sendo que, aqui, qualquer coisa é válida. Podemos criar desde físicos extraordinários, como uma criança de pele vermelha asas negras e olhos brancos que tem dentes de dragão e usa um colar de cabeças de alienígenas (ou coisas mais ou menos exageradas ou ate pessoas normais normais), a sentimentos novos. Claro que uma idéia tão livre pode acabar ficando muito vaga, o que não vem a ser de todo um problema; mas, particularmente, gosto de personagens que tenham certa coerência consigo mesmos e com o enredo, sem deixar de ter algum mistério, por isso, para não perder a linha de um personagem inventado e, do nada, criar uma criança desse tipo descrito acima num conto psicológico, procuro ater-me ao enredo. Bom fica a dica! Nem preciso dizer que é processo perfeito para ficções. Foi assim que criei Sophia.

Outra dica particular minha é dar nomes (se os personagens tiverem nome)\que estabeleçam alguma ligação forte entre o enredo e a personalidade dos seres criados. Como? Por exemplo, Lucas lembra “luce” (luz em italiano) que é como Stella (estrela em italiano) o chama no final d’”O Retorno de Saturno”, “Luce mia” (minha Luz)... Bom, deixo mais essa dica à disposição.

Esses processos podem criar os três tipos de personagens sem muitas dificuldades, ao menos para mim. Para finalizar, gostaria de dizer que cada pessoa tem sua maneira própria, íntima e especial de criar. Se sua criatividade não vem desses processos, não se reprima, crie seu jeito de criar! Não é porque sou escritor que meu jeito é certo para todos! O importante é se divertir!

Abraços!
Ed

Um comentário:

  1. vc escreve muito bem. Só q a sua pontuação ainda n esta boa! Mas, meus parabéns.

    ResponderExcluir