EdLua.Artes

EdLua.Artes
Blog mantido por Lua Rodrigues e por mim. Trata de Artes, Eventos Culturais, Filosofia, Política entre outros temas. (clique na imagem para conhecer o blog)

sábado, 29 de maio de 2010

O Retorno de Saturno (parte 10)

Mas um dia eu me levantei e comecei a falar alguns trechos de uma peça grega antiga, que estava nos meus textos da faculdade, que como vocês, Anjos, devem ter notado, abandonei. Comecei a interpretar Édipo... Quando acabei, uma senhora se aproximou, me deu dez reais e disse que finalmente eu tinha me achado, disse que o teatro era a expressão que eu procurava... Não entendi bem, mas que era verdade que eu me senti feliz como me sentia nas palavras da Italiana ou no corpo da Lingüista, era... Aceitei o dinheiro, porque precisava comer, pela primeira vez em muito tempo senti fome, fome de comida e fome de vida! Meus Anjos, era fantástico, eu estava vivo! Redescobrir a vida correndo em mim era fabuloso!
Desse dia em diante, transformei o ponto de ônibus onde eu vivia em teatro. Eu passei a representar todo dia alguns pedaços de peças famosas, somente os pedaços que sabia de cor, mas o povo parava pra me ver... Certo que alguns me achavam louco, mas não se pode agradar a todos... E outras pessoas me davam dinheiro achando, indiscretamente, que eu fazia aquilo para pedir esmola, eu aceitava o dinheiro e com ele comprava comida e dividia com alguns moradores de rua que ficavam por ali. Outras pessoas, que me entendiam um pouco mais, vinham me perguntar porque um cara vestido como eu e com meu talento vivia e se apresentava na rua... Eu respondia, sempre em voz doce, que eu estava me purificando e me reconciliando com o amor e com a vida.
Aos poucos, comecei a criar papeis pra alguns dos meus companheiros e para mim também, juntando-os em uma só peça. Era uma forma de deixar para eles algo de valor, para o caso de eu ir embora, assim eles poderiam continuar, ao menos, conseguindo comida honestamente.
Parece até que estava prevendo que eu ia mesmo sair dali. Foi numa tarde de Maio, eu estava encenando uma parte de um monologo, um Stand up, era a primeira parte de uma peça dos “Mendigos do ponto 22”(nome que o povo do bairro deu pro nosso grupo), quando uma moça invadiu a cena e começou a contracenar comigo. Meus Anjos, foi perfeito! Nunca tínhamos nos visto, mas parecia que havíamos ensaiado um ano. Desconfio que foi um de vocês, Anjos, que me levou aquela moça com uma sintonia tão perfeita comigo. Uma atriz!

2 comentários:

  1. um pouco repentino, mas boa mudada...
    [apesar de que ele estava numa praça e magicamente aparece no ponto de onibus com amigos]
    :P

    ResponderExcluir