EdLua.Artes

EdLua.Artes
Blog mantido por Lua Rodrigues e por mim. Trata de Artes, Eventos Culturais, Filosofia, Política entre outros temas. (clique na imagem para conhecer o blog)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Paradigmas



Boa tarde gente, bom...
Discutindo com uma amiga minha coisas sobre a USP, esbarrei na noção de paradigma. Ela me pediu para explicar o que era isso, então esbocei esse pequeno rascunho dessa noção. Achei que ficou bom, por isso publico-o e porque também não tenho nada melhor para oferecer a vocês hoje... rsrsrtsrs
Peço desde já perdão aos colegas da usp, mas convenhamos gente, aquela facul deixa a gente louco pirado... e aproveitando a hora, peço desculpa aos lingüistas que lerem isso, sou amador!...


Paradigma, palavra usada pela lingüística para designar idéias fixas. Assim sendo, o paradigma de mesa é objeto que serve para colocar outros objetos em cima, geralmente possuindo quatro pés, de formato redondo ou retangular.
Portanto, o paradigma de USP, para quem está tentando entrar lá, é, geralmente: lugar onde os gênios estudam. Entretanto um paradigma pode ser trocado por outro devido a fatores como: ponto de vista, ideologia, crença, fatores psicológicos e até mesmo emocionais.
PERGUNTE A MIM, que estou lá dentro da USP, qual o meu paradigma de lá. Certamente responderei: lugar onde loucos entram para estudar, pensando que é a melhor faculdade do mundo.
Em resumo, Paradigma é a idéia central, representada mentalmente ao ouvirmos ou lermos qualquer palavra.
Assim sendo uma imagem mental construída, a partir de nossa cultura e experiências, sobre objetos e ações. Correlacionamos a palavra ao paradigma. essa correlação permite-nos entender o mundo que nos rodeia, e dizer porque uma mesa é uma mesa.
Claro, uma língua é repleta de paradigmas que todos os falantes compartilham, pois todos os falantes precisam se entender.
Assim, o que é uma mesa para mim será uma mesa para você, se você compartilhar comigo a língua portuguesa, porque o paradigma é o mesmo.

Mas suponha que eu te pergunte: você viu o Felipe?
Se você souber de que Felipe estamos falando você pode responder sim ou não. E se caso você conheça vários Felipes, o paradigma “Felipe” para você remete somente ao nome comum de varias pessoas que você conhece, mas qual? Você terá que me perguntar de qual felipe eu quero saber. Isso só teoricamente, sem levar a pragmática muito a serio.
O mesmo acontece quanto às opiniões pessoais. Cada pessoa pode ter uma noção DIFERENTE de um mesmo objeto, como exemplificado acima, no caso da USP. Bom, há um certo semema (parte constitutiva do sentido) igual: USP=Universidade de São Paulo. Mas o restante do paradigma sempre vai variar um pouco.
Uma última coisa... Todo paradigma pode ser mudado, uma vez que é só uma imagem, basicamente é o que acontece nas desilusões amorosas... A pessoa que retém nossa paixão sempre parece perfeita no começo, depois vem a desilusão e transforma-a numa coisa ruim... Mas atenção, o especialista em entender e mudar paradigmas que precisam ser mudados ou levemente corrigidos não é o Lingüista e sim o Psicólogo.

Valeu galera!
Espero que tenham gostado...


ABRAÇOS do Ed!

2 comentários:

  1. Ótimo tutorial, Edgar.
    Mas o meu paradigma de USP é diferente: lugar onde há a maior concentração de pseudo-intelectuais que se acham os donos do mundo só por estarem na maior faculdade (em extensão) de São Paulo.

    xD

    Acho que preciso de um psicólogo! Meus paradigmas estão um pouco revoltosos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk]
    concordo em genero numero e grau com esse paradigma de USP meu amigo :p

    bem vindo ao clube... a usp inteira precisa de psicologos!!!
    pior que la tem... e ngm vai...

    ResponderExcluir