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segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cota social nas Universidades PÚBLICAS é um direito?

Cota social é um direito...

Errado! Não precisaríamos de cotas sociais nas faculdades PÚBLICAS se sua "excelência" de ensino fosse aplicada desde a base escolar em rede pública até a faculdade. O Governo está contentando o povo com migalhas, como faz desde a Roma antiga! Na verdade, o governo não tem que fornecer cotas para pobre estudar na faculdade pública, a constituição brasileira não diz isso. O Governo é obrigado a fornecer educação acessível a todos, mas, infelizmente, não especifica a qualidade da educação (como não especifica em nenhuma das outras áreas chamadas de "básicas").

Quero dizer, O Governo, teoricamente, teria que fornecer educação capaz e formar mentes pensantes que possam competir igualmente com todos. Mas o que acontece de verdade é que a escola pública é feita com a intenção de 1º cumprir com a constituição. 2º formar massa trabalhadora e de manobra. As Faculdades interessam ao Governo por causa das pesquisas, mesmo assim, só em certas áreas que pouco podem desafiar a autoridade política, e quase nada para artes ou desenvolvimento intelectual.

No campus central da USP, por exemplo, a Faculdade de Economia e Administração é riquíssima, perto dali tem a de letras que é a mais pobre. Interessante como o governo não quer que a gente seja capaz de ler e interpretar, já que corta justo quem pode ensinar a ler e escrever, mas quer que saibamos fazer dinheiro e fazer contas, não é? Por isso estão contratando professores que não sabem dar aula e fazendo todo mundo seguir aquela cartilha aqui no Estado de São Paulo. Formação de massas revestida com cascas estatísticas dizendo que a educação melhorou, e aceitamos! Lógico, esta melhorando: Dão "Chapeuzinho Vermelho" para oitava série ler e perguntam no SARESP “qual a cor do chapéu?” E ainda tem gente que diz que é AZUL. Isto quando perguntam sobre os livros que deram.

Não sou totalmente contra as cotas sociais por que, infelizmente, é o recurso que temos hoje para tentar melhorar a vida, mas não que isso faça alguma diferença para a educação no país. Se quisermos mesmo mudar a educação, não devemos começar com a entrada da faculdade discutindo cotas que sustentam um sistema falho de fazer as pessoas sonharem com futuro.

DEVEMOS PROTESTAR contra a precariedade salarial dos professores, contra o sistema de aulas que vai mortificando as capacidades de raciocínio, interpretação e criação dos alunos ao invés de estimulá-las! Não podemos esperar que essa mudança venha de cima pra baixo! “Vem, vamos embora que esperar não saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer.” (Geraldo Vandré)

Edgar Izarelli de Oliveira

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