EdLua.Artes

EdLua.Artes
Blog mantido por Lua Rodrigues e por mim. Trata de Artes, Eventos Culturais, Filosofia, Política entre outros temas. (clique na imagem para conhecer o blog)

sábado, 27 de novembro de 2010

Minha 1ª poesia.

Boa noite, amigos!
andei revirando minhas coisas hoje, me preparando para mas uma viajem para ubatuba, desta vez vou responder u perguntas feitas por alunos do 3º ano fundamental (antiga segunda série) da escola Maria Josefina. A turma é da Professora Luciana Valério, ela foi minha professora quando eu tinha cinco anos, que me convidou a dar essa palestrinha devido a um projeto de leitura que ela desenvolve. A professora me passou algumas perguntas dos alunos. Para minha surpresa, são perguntas melhores do que de muitos jornalistas...

Bom, fui atrás das respostas e achei minha primeira poesia, mas, realmente, creio que ela é tão boa que tem de ser socializada. Então a posto aqui. Não se assustem se não recohecerem meu estilo contido nela, a escrevi com 11 anos, sem ter do que eram versos. Hoje a separação dos versos seria radicalmente diferente, mas não mudaria em quase nada o sentido dela. Na verdade, ela está em prosa. :P
Bom, chega de papo, vamos à poesia!

" A Beleza das Pedras

Quase ninguém vê e quem nunca viu jamais verá, a beleza das pedras que estão em todo lugar. Quase ninguém as percebe, mas eleas estão lá, esperando que alguém admire sua beleza."

(risos) Gente, isso tinha um sentido tão normal pra mim quando escrevi. Eu fazia uma coleção de pedras, achava qualquer pedrinha de construção bonitinha, pegava e guardava. Um dia meu pai pegou uma pedra normal, dessas que se usa para fazer calçadas, que eu estava querendo pegar, no meio da rua, e disse algo do tipo: "Isso é uma pedra normal , por que não coleciona alguma coisa mais bonitinha?" Ao que respondi algo como: "Mas essa pedra é linda, pai! Tem formato de patinho!"

Hoje já tenho uma compreensão mais apurada e compreendo melhor o que significou esse epsódio. O que talvez eu quisesse dizer é:

Tudo tem beleza, mas a beleza depende do ponto de vista de quem observa o mundo. Logo, quanto mais pontos de vista tivermos mais belezas veremos. Quanto mais se abstrair e dissorciar os signficados de beleza e valor, mais ele se juntarâo na simplicidade e, portanto, mais se poderá observar a beleza de coisas muito mais simples que pedras e mais se valozirá essa experiência simplista e rica que é viver.

E eu precisava lembrar disso.

Abraços
Ed

Um comentário:

  1. Ed meu querido...

    Sempre com suas lições... realmente a vida é bem mais simples do que parece a sua beleza é de um valor inestimável para os que apreciam com o seu verdadeiro significado... Tudo tem sua beleza e cada uma tem sua hora de se mostrar!!!!

    temos que ser pacientes para encherga-la em seu tempo e não no nosso.

    Bjos


    Capitu

    ResponderExcluir