EdLua.Artes

EdLua.Artes
Blog mantido por Lua Rodrigues e por mim. Trata de Artes, Eventos Culturais, Filosofia, Política entre outros temas. (clique na imagem para conhecer o blog)

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Criação de um personagem1

bom, como todos já sabem, mas poucos conhecem, infelismente... tenho um lado escritor... é não sou somente poeta, embora minha criação literaria esteja radicalmente voltada para a poesia, fato que atribuo à instantaneidade poética que se opõe à complexidade prosaica.

Explico-me: a poesia é algo que, na minha concepção, é algo sentimental, não racional; portanto para um poeta aproveitar ao maximo o sentimento, que é uma coisa extremamente instantânea, a poesia deve ser feita no momento em que o sentimento se aflorou (muitos vão ser meus criticos, principalmente os que seguem os preceitos de meu chará ingles, Edgar allan poe). Já a prosa, naturalmente mais longa e mais cheias de truques, posto que, geralmente partem de interpretações de fatos reais ou hipoteticos (sendo esses fatos: ações, pensamentos, ideologias e sentimentos); geralmente também há uma trama que envolve outras pessoas e suas relações com a principal; por tudo isso, a prosa é mais complexa, embora meus contos seguem os mesmos preceitos de minha lírica. talvez queiram uma explicação menos formal... para isso recorro ao Rock in Roll (o rock sempre me salva dessas encrencas que me meto) Rita Lee diz e eu repito: "Amor é prosa/ Sexo é poesia."

Jamais achei outra metafora melhor que essa! pow fico abismado com isso! o amor é uma relação que leva anos pra ser construida, tendo diversas fases, capitulos, e é um congromerado de tudo o que eu creio que constitui a prosa. por outro lado, sexo é prazer instantâneo, 15, 20 minutos já é suficiente mas deixa o mesmo impacto da poesia, algo delicioso que libera sentimentos e emoções, derramando-as no momento presente. talvez por isso eu goste tanto de escrever poesias, mas busco cada vez mais me aperfeiçoar na prsa. rsrsrsrsrs


ser escritor de prosa é bem mais dificil do que parece... bom, aristóteles diz que a arte é imitação da realidade, os escritores de prosa en~tão imitam a fcrça criadora do mundo. É uma bricadeira deliciosa e um trabalho dos mais arduos fingir ser deus! brincaira deliciosa porque da um prazer imenso saber que a vida daquelas personas estão a mercer dos nossos desejos, que você controla toda a história de varias pessoas, que prazer! recomendo a todos que escrevam pelo menos um conto na vida, para experimentar esse prazer! (não me chamem de megalomaniaco; todo ser humano tem esse desejo de ser deus, nem que seja no subconciente! a diferença é que eu sou burro o bastante para publicá-lo e louco o bastante pra não ligar para critica!0)...

Mas todo prazer vem com esforço. é um pacopte fechado... uma verdadeira lastima! bem que podia existir um prazer purfo, mas não há! Nesse caso o esforço vem junto com o prazer, se trata da criação dos personagens e da relação destes na trama e no enredo.

O dificil, pra mim, é a antagonista, pelo menos ao meu ver essa personagem é a que mais exige do escritor, uma vez que é ela que dá movimento a história. no caso do romance que estou escrevendo, se trata de duas antagonistas do genero feminino, as personas já estão criadas na minha mente, tudo encaixadinho, mas o complicado é colocar palavras na boca de uma dessas sem deixar transparecer muito o que ela é por dentro, este está sendo meu maior desafio nessa parte so romance, ligar as falas dela ao enredo, sem destruir a trama que vai se dar futuramente no tempo cronologico da história... é uma história bem trucada cheia de memórias, o tempo psicológico está sempre em jogo... mas ta ficando bom... só que ta demorando para sair da primeira parte... porque se eu ficar em contato social minhas ideias mudam e ficam desconexas... to escrevendo esse livro a quase dois anos e aimda nõ sai do começo da história... rsrsrsrs

quanto a persomnagem, essa antagonmista que falo, o complicado dela é justamente achar um pontgo de equilibrio as emoções e a lingua.... cara como é dificil penssar como mulher!"!!

mas eh assim, vou postAr algumas ideias sobre criação de personagens nos proximos dias para pessoas que queiram escrever... que são só ideias que as pessoas obviamente tem a escolha de usa-las, como toda arte deve ser subjetiva as minhas ideias talvez só sirvam pra mim.... mas vale a pena colocar aqui... quem sabew sirvam de antagonista de outras ideias e façam nascer mais escritores geniais... é um sonho mew que os escritores sejam levados mais a serio, é uma profissão comno qualquer outra, e aqui no Brasil não é valorizado como tal... a propria literatura nacional eh muito pouco apreciada apesar de ser muito rica\!

Abraço do Ed

Nenhum comentário:

Postar um comentário